Tribunal de Justiça
TJMG promove ações em celebração à Semana Mineira de Justiça Restaurativa

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, entre os dias 1º e 5 de abril, várias ações em comemoração à Semana Mineira de Justiça Restaurativa, instituída pela Portaria Conjunta da Presidência nº 1415/2022.
Alto Maranhão: projetando o futuro
No dia 2/4, no distrito de Alto Maranhão, em Congonhas, uma das iniciativas ocorreu durante o evento de Justiça Itinerante. Na ocasião, um Círculo de Construção de Paz foi realizado com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade. O tema “Projetando o Futuro” foi escolhido devido à transição dos estudantes do ensino fundamental para o médio. O Círculo contou com a participação de 19 adolescentes.

Os alunos envolvidos na atividade expressaram satisfação e apreciação pela oportunidade de participar do Círculo de Construção de Paz, evidenciando o impacto positivo que a discussão teve em suas vidas durante a transição para o ensino médio.
Congonhas: sensibilização e integração
Dando continuidade à visita técnica realizada no dia 20/3 em Congonhas, a equipe técnica do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup/Nupemec) conduziu, no dia 2/4, um Círculo de Construção de Paz com a equipe das unidades judiciárias da Comarca da cidade.

A iniciativa ocorreu no salão do júri do Fórum de Congonhas e contou com a participação de 20 pessoas de diferentes setores. Antes do Círculo, foram apresentados os principais pontos da Justiça Restaurativa, explicando seus conceitos, áreas de aplicação e o papel do facilitador. Além de apresentar essa nova visão de Justiça, o encontro teve como objetivo criar um espaço de integração entre a equipe da Comarca de Congonhas.
Em avaliação, uma das participantes relatou que se sentiu “muito acolhida” e que foi “fundamental para o dia a dia dentro do ambiente de trabalho”.
Círculo virtual: enfrentando a ansiedade
No dia 4/4, foi realizado um Círculo de Construção de Paz virtual com trabalhadores do TJMG. Com o tema “Ansiedade”, o objetivo foi oferecer um espaço seguro para reflexão e autocuidado sobre a temática.

Os “Processos circulares para trabalhadores do TJMG” são realizados quinzenalmente, com temas diversos, com inscrição aberta a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários do Tribunal.
Esses encontros são conduzidos por facilitadores devidamente capacitados, utilizando a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, que compõem a Justiça Restaurativa.
Os próximos encontros terão os seguintes temas: “O que motiva você” (18/4); “Assédio Moral” (2/5); “Autoestima” (16/5); “Construção de Equipe de Trabalho” (6/6); e “Lidar com Perdas” (20/6).
Encontro de supervisão de facilitadores
Nesta sexta-feira (5/4), facilitadores de Justiça Restaurativa do TJMG se reunirão para mais um encontro de supervisão para promover discussões de temas relevantes e compartilhar boas práticas no campo restaurativo. A reunião será presidida pela coordenadora do Comitê de Justiça Restaurativa (Comjur) do Tribunal, desembargadora Hilda Teixeira da Costa.
O encontro contará com a participação de facilitadores voluntários e colaboradores que se dedicam à aplicação de processos circulares no âmbito da Corte mineira. Um dos pontos centrais da reunião será a reflexão sobre a utilização dos Círculos em casos de Direito de Família. A partir da troca de vivências e experiências, os participantes poderão discutir a eficácia dessa metodologia em situações familiares.
Círculo de fortalecimento
Encerrando as atividades em comemoração à Semana Mineira de Justiça Restaurativa, a Central de Justiça Restaurativa realizará, nesta sexta-feira (5/4), um Círculo, de fortalecimento de vínculos, com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Centro de Atendimento ao Adolescente Infrator (CIA) e do Seanup/Nupemec e voluntários atuantes na Central de Apoio à Justiça Restaurativa (Ceajur).
Essas iniciativas refletem o compromisso do TJMG em promover uma cultura de paz e resolução de conflitos de forma mais humanizada e eficaz, alinhada aos princípios da Justiça Restaurativa.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG