Tribunal de Justiça

TJMG promove Ciclo de Palestras de Conciliação e Mediação em Direito das Famílias

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e da 3ª Vice-Presidência, promoveu nesta segunda-feira (7/8) a edição do Ciclo de Palestras de Conciliação e Mediação em Direito das Famílias, com o tema “O relevante papel do advogado no processo de conciliação no Direito das Famílias”. A ação educacional foi realizada de forma virtual e contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Ejef.

A iniciativa, voltada a magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, colaboradoras e colaboradores, além do público externo, visou a capacitação dos participantes para que sejam capazes de reconhecer as especificidades e importância da atuação do advogado em processos de conciliação no direito das famílias.

Not---Ciclo-palestra-Direito-da-Familia-Ejef._2.jpg
2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch participou do evento (Crédito: Reprodução Internet)

Foram tratados temas como a atuação do advogado em parceria com o conciliador nos conflitos familiares e as vantagens da autocomposição para solução de conflitos familiares.

“É importante a compreensão de todos os operadores do Direito, porque precisamos trabalhar com mediação e conciliação no Poder Judiciário, sobretudo nas demandas de família”, disse o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, durante a abertura da atividade.

Leia Também:  1ª Feira de Negócios Agrocom promove o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia

“O Direito de Família tem uma situação peculiar, já atinge a todos como sociedade. A segurança jurídica no Direito de Família é muito importante para uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária”, concluiu.

A coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para demandas de Direito de Família, desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, que representou a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, avaliou que é preciso estar atento ao “que a coletividade precisa, principalmente questões envolvendo mediação e conciliação. Portanto, este é um evento que traz a conciliação e a mediação sob o prisma do advogado, que é um dos agentes desse processo”.

Not---Ciclo-palestra-Direito-da-Familia-Ejef._3.jpg
Palestra contou com apresentação do advogado Dimas Messias de Carvalho (Crédito: Reprodução Internet)

Palestra

A palestra foi realizada pelo promotor de Justiça aposentado, advogado e presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB/MG), Dimas Messias de Carvalho.

O advogado alertou sobre a importância do advogado conciliador, que deve estimular a conciliação entre as partes, prevenindo a instalação de litígios. “O estímulo à conciliação é um dever do advogado na sua conduta ética. Ele deve estimular a conciliação sob instauração de litígios, e isso especialmente no Direito de Família”, afirmou.

Leia Também:  Emater-MG orientou mais de 400 famílias na venda de produtos para alimentação escolar em Uberaba

O palestrante também avaliou a relevância da utilização de soluções consensuais também já na 2º instância. “Diante do novo modelo da Justiça, não existe mais espaço para aquele advogado demandista”, concluiu.

A desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto reforçou a importância da conciliação. “O Judiciário precisa acolher a família e dar um direcionamento para ela. Por isso a conciliação é tão importante. Respeitar o direito do outro é importante na conciliação”, finalizou.

A advogada Thais Câmara Maia Fernandes Coelho, especializada em Direito da Família, afirmou que é preciso que o advogado tenha ferramentas para ser um bom negociador. “Os advogados devem se capacitar cada vez mais em negociação e mediação. É o futuro da advocacia”, disse.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Ejef promove ação educacional sobre conciliação criminal

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA