Tribunal de Justiça

TJMG propõe parcerias para assistência de egressos do sistema prisional

Publicados

em

O desembargador Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), se reuniu nesta sexta-feira (18/11) na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com representantes da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) e do Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (CODAMMA) para apresentar um projeto de assistência ao público egresso e pré-egresso do sistema prisional.

Not---Politicas-Publicas-de-pessoas-egressas-1.jpg
Desembargador Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista (terceiro da esquerda para direita) recebeu representantes da ICISMEP  (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A iniciativa, denominada Renascer, está integrada ao Programa Novos Rumos, que desenvolve ações em favor da humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade, da reinserção e justiça social. A proposta apresentada pelo desembargador Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista e pela gerente do Núcleo de Apoio Técnico-Jurídico (Nutec) do TJMG, Juliana Almeida Picinin, é de apoio institucional aos consórcios municipais para que eles executem políticas públicas em prol das pessoas que estão prestes a sair e daquelas que já deixaram estabelecimentos prisionais.

O TJMG também poderá auxiliar os consórcios na viabilização dos recursos financeiros por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), instituído no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a finalidade de proporcionar recursos e meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional.

Além disso, a Corte Mineira se propõe a assessorar na implementação de Escritórios Sociais, que são equipamentos de gestão compartilhada entre os poderes Judiciário e Executivo com o objetivo de acolher e encaminhar pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para as políticas públicas já existentes. Outra sugestão do TJMG é priorizar a destinação de penas pecuniárias para o fomento e fortalecimento dos projetos e serviços afetos às políticas de atenção à pessoa egressa. 

Leia Também:  "O Natal e o seu Significado na Doutrina Espírita" é tema de palestra da Abrame

Para o desembargador Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista, a participação dos municípios é importante. “Esta preocupação social partiu do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. A população egressa precisa ser acolhida e, para isso, é necessária a participação dos municípios”, disse. 

A gerente do Nutec, Juliana Almeida Picinin, reforça que o trabalho em conjunto é fundamental para a ressocialização. “Não podemos simplesmente abrir as portas dos presídios sem dar aos egressos a condição de retornarem ao convívio social com dignidade.  Queremos que as pessoas renasçam para uma vida digna, e isso depende do esforço do tribunal e de outros órgãos públicos para que o resultado aconteça”, disse. 

ICISMEP

A ICISMEP é uma associação pública de municípios que tem o objetivo de desenvolver, em conjunto, ações e serviços que venham complementar a assistência à saúde da população da região em que atua. A proposta do TJMG é que a instituição também execute ações de acolhimento à população egressa e pré-egressa do sistema prisional. 

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba engloba 65 municípios, 38 comarcas e 27 estabelecimentos prisionais, o que representa 10% das unidades de Minas Gerais e 17% dos presos do estado.

O secretário executivo da ICISMEP e ex-prefeito de Mário Campos, Elson da Silva Santos Junior, fez um balanço positivo da reunião e elogiou o projeto apresentado pelo tribunal. “O TJMG tem uma preocupação muito grande com a reintegração dos detentos à sociedade. Estamos muito entusiasmados por poder auxiliar nesta reinserção do público egresso. O ICISMEP está de portas abertas para receber esse projeto em parceria com o TJMG”, exaltou.

Leia Também:  Comarcas de Lambari, Baependi e Aiuruoca recebem visita técnica da 3ª Vice-Presidência

Também esteve presente na reunião o diretor geral do ICISMEP, Eustáquio Amaral. No encontro, ficou definido que o TJMG apresentará o projeto na Assembleia Geral da associação, no dia 29/11, em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Not---Desembargador-Julio-Cezar-Gutierres-recebe-Consorcio-de-Municipios.jpg
O projeto do TJMG foi apresentado a representantes do CODAMMA (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

CODAMMA

A finalidade geral do CODAMMA é realizar a gestão de serviços públicos e a implantação de ações destinadas à promoção de desenvolvimento econômicos sustentável da microrregião da Mantiqueira. O consórcio reúne 10 municípios, sendo um (Barbacena) com estabelecimento prisional e manicômio judiciário de âmbito estadual, o único de Minas Gerais. 

O prefeito de Barbacena e presidente do CODAMMA, Carlos Augusto Soares do Nascimento, sinalizou positivamente para a parceria com o TJMG. “Eu acolho esta proposta com muito carinho e empenho da nossa parte. Sei o quanto o egresso, o pré-egresso e os familiares sofrem. Um projeto social com toda essa pujança terá todo nosso apoio”, disse.

Também participaram do encontro o secretário de gabinete do prefeito de Barbacena, Gustavo Ferreira de Souza; o prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, José Antônio Alves Donato, o diretor de operações do CODAMMA, Pedro Paulo Moreira Teles; e a secretária Executiva do CODAMMA, Sinara Rafaela Campos. O TJMG apresentará a proposta detalhada na Assembleia Geral do consórcio, no dia 30/11, em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa do lançamento do Protocolo Quebre o Silêncio

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA