Tribunal de Justiça

TJMG realiza palestra sobre saúde mental na Comarca de Teófilo Otoni

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou, nesta sexta-feira (29/9), a palestra “Promovendo a Saúde Mental na Comarca de Teófilo Otoni”, para magistradas, magistrados, servidores e servidoras da Comarca. O evento foi realizado na sala do Tribunal do Júri, no Fórum Desembargador Eustáquio Peixoto.

Not-1---Palestra-Saude-Mental-Comarca-Teofilo-Otoni.jpg
O diretor do Foro, juiz Renzzo Giaccomo Ronchi, fez a abertura do evento (Crédito: Divulgação / TJMG)

A mesa de honra foi composta pelo Diretor do Foro de Teófilo Otoni, juiz Renzzo Giaccomo Ronchi; pelo juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Teófilo Otoni, Emerson Chaves Motta e pelas duas palestrantes do evento; a doutoranda em Psicologia na linha de “Processos Psicossociais” pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Dayane Costa de Souza Pena e a enfermeira graduada pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Merinei Gonçalves de Souza.

O juiz Renzzo Ronchi ressaltou a importância de cuidar da saúde emocional, que engloba um conceito muito mais amplo do que o imaginado. “O Poder Judiciário possui muitas metas quantitativas e para atingir essas metas muitas vezes renunciamos à saúde, porque sempre queremos fazer um serviço melhor. Saúde mental é importante para que saibamos os nossos limites. É realmente importante cuidar da vida pessoal. O trabalho não pode nos adoecer”, disse.

Leia Também:  Saúde realiza força-tarefa em Passos e municípios para evitar epidemia de dengue

A iniciativa da ação educacional foi da coordenadora do Núcleo da Ejef na Comarca de Teófilo Otoni, juíza Aline Gomes Santos Silva, que não pôde comparecer, mas gravou um vídeo para os participantes agradecendo as presenças, o apoio para a realização e falou sobre a importância da gestão de pessoas e de se viver o presente, aproveitar a jornada do hoje e não apenas viver em função do futuro. A organização do evento foi realizada pela servidora da administração da direção do Foro, Cristiane Achtschin Ribeiro.

Em suas apresentações, as palestrantes, a psicóloga Dayane Costa de Souza Pena e a enfermeira Merinei Gonçalves de Souza abordaram os temas saúde mental no Brasil e no trabalho. Elas trataram das repercussões da pandemia e dos novos modelos de trabalho que surgiram a partir daí, além de autoestima e valorização da vida. Também discorreram sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Os índices de depressão no país também foram lembrados, pois a doença está em quarto lugar entre as principais causas de gastos econômicos na saúde.

Leia Também:  Desembargadoras e desembargadores testam novo sistema de votação eletrônica
Not-4---Palestra-Saude-Mental-Comarca-Teofilo-Otoni.jpg
Uma das palestrantes foi a doutoranda em Psicologia, Dayane Costa de Souza Pena, que falou sobre a Síndrome de Burnout (Crédito: Divulgação / TJMG)

A Síndrome de Burnout mereceu destaque, por ser uma doença desencadeada pelo excesso de trabalho, causando distúrbios emocionais resultantes de situações desgastantes que demandam muita competitividade e responsabilidade. Os afastamentos para tratamento, nesses casos, passaram a criar algumas situações de sobrecarga com os colegas que tiveram que assumir as responsabilidades e a diminuição de empatia entre as equipes.

Após as palestras, foi realizado um breve debate entre servidores e magistrados sobre preconceitos em relação aos afastamentos por questões relacionadas à saúde mental, entre outros temas.

Not-3---Palestra-Saude-Mental-Comarca-Teofilo-Otoni.jpg
A ação educacional teve cerca de 60 participantes da Comarca, entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores (Crédito: Divulgação / TJMG)

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Pessoas com deficiência demandam emprego e acesso à saúde

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA