Tribunal de Justiça

Tribunal de Justiça de Minas Gerais participa da 2ª Jornada Maria da Penha

Publicados

em

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, participou nesta sexta-feira (18/8) da 2ª Jornada Maria da Penha, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento marcou o aniversário da Lei Maria da Penha, que completou 17 anos neste mês, e debateu temas relacionados à violência doméstica.

Nesta edição, foram apresentados três painéis de debates. O primeiro tratou dos “Aspectos Subjetivos do Júri de Feminicídio”; o segundo abordou o “Direito – Uma Conquista das Mulheres”; e o último foi sobre “A Imperatividade da Competência Híbrida em Matéria de Violência Doméstica”, do qual participou como debatedora a desembargadora do TJMG Evangelina Castilho Duarte.

Not-DesaEvangelina-OAB.jpg
Desembargadora Evangelina Castilho Duarte, coordenadora da Comsiv, participou do evento como palestrante (Crédito: Gustavo Filho/OAB )

A magistrada apresentou campanhas, ações e programas realizados pela Comsiv, como o Projeto Construindo Igualdades, Jovens Transformadores, Justiça vai à Escola e Justiça em Rede contra a Violência Doméstica, dentre outros. “Sentimos que o número de agressões contra a mulher aumentou, mas, na verdade, sempre houve uma demanda subnotificada que não tinha instauração de inquérito, de procedimento, exatamente como violência doméstica ou feminicídio. As varas de Belo Horizonte e especializadas do interior têm dado uma resposta muito pronta”, afirmou a desembargadora.

Leia Também:  Tribunal suspende licitação do Codanorte por sobrepreço na compra de notebooks

Durante a exposição, Evangelina Castilho Duarte também abordou a importância da instalação de Varas Híbridas Especializadas de Violência Doméstica em Minas Gerais. Essas unidades têm competência completa para todos os fatos que envolvem vítima e agressor, como guarda de filhos e divórcio. Atualmente, apenas Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, possui vara híbrida nos moldes recomendados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Um Termo de Cooperação Técnica, que ainda está em tramitação para formalização, foi assinado, simbolicamente, entre o TJMG, por meio da Comsiv, e a OAB-MG durante a jornada. A iniciativa visa à divulgação de informações, conhecimentos e dados acerca da violência de gênero e seus reflexos sociais, através de aulas e palestras sobre a temática em escolas públicas e particulares, assim como em outros espaços de formação.

A 2ª edição da Jornada Maria da Penha foi promovida pela OAB-MG, por meio da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada. Além da desembargadora Evangelina Castilho Duarte, participaram do evento o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, e a vice-presidente da OAB-MG, Ângela Botelho, que fez a abertura da solenidade. A jornada foi aberta ao público em geral.

Leia Também:  Prêmios conquistados pelo Governo de Minas em 2023 atestam boa gestão e entregas de qualidade

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Iniciativas da 1ª Vice-Presidência são apresentadas a consultor do Prêmio Innovare

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA