Minas Gerais
Trilhas do Futuro e EMTI viram referência para outras estados

Políticas pedagógicas implementadas na rede pública estadual de Minas Gerais estão se tornando referência para outros estados do país. Para conhecer dois modelos da rede pública estadual mineira, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e o Trilhas de Futuro, o secretário de Estado de Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, visitaram o estado nessa quinta-feira (19/1).

Durante o encontro em Belo Horizonte, o secretário de Educação do Estado de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, levou o secretário do Espírito Santo para conhecer a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, no bairro Horto, região Leste da capital, que oferece integralmente o Ensino Médio em Tempo Integral, onde puderam conversar com a direção da escola e trocar experiências.
Vitor de Angelo e Igor de Alvarenga também estiveram reunidos com técnicos da SEE-MG, que cuidam do EMTI e do programa Trilhas de Futuro. “Vim entender como Minas Gerais tem atuado com o ensino em tempo integral e talvez me inspirar e adequar à realidade do Espírito Santo”, disse o secretário Vitor de Angelo. Ele ressaltou que tem buscado visitar outros estados para ver as práticas de cada um.
Para Igor de Alvarenga, essa troca de experiências é muito enriquecedora para o ensino público mineiro. “A vinda do presidente do Consed e secretário de Educação do Espírito Santo, foi muito positiva, porque a troca de experiências é sempre uma grande oportunidade para que os estados compartilhem as práticas bem-sucedidas e busquem, juntos, soluções para os desafios que enfrentamos. Foi um dia muito produtivo”, conclui.
Sobre o EMTI
A partir deste ano, 720 escolas, de 407 cidades mineiras, irão oferecer o modelo de educação do Ensino Médio em Tempo Integral, com a disponização de mais de 100 mil vagas na rede. O EMTI é um modelo de educação que garante ao estudante a oportunidade de concluir o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.
Dentre as novidades está o aumento em 50% na oferta do EMTI Profissional, que estará em 299 escolas, onde o estudante terá a oportunidade de concluir o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.
Trilhas de Futuro
É o maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido pelo Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que disponibiliza gratuitamente cursos técnicos em diversas áreas, aos estudantes e egressos do ensino médio, em redes credenciadas pela instituição para lecionar as capacitações.
Em 2022, o projeto ofereceu 140 mil vagas gratuitas em 123 municípios. Atualmente, o Trilhas conta com mais de 98 mil alunos ativos, com 1.183 já formados, em 24 municípios. Neste ano, está prevista a formatura de mais 53 mil alunos, em 110 municípios. E no início de fevereiro haverá a abertura de mais 40 mil vagas, na terceira etapa do programa.
Ao todo, o Governo de Minas já investiu R$ 528 milhões no projeto. Ainda é aguardada a 3ª edição do Trilhas, que será lançada neste ano. Para esta nova edição, a SEE deve investir mais de R$1 bilhão nos cursos já em andamento e nas novas vagas que serão disponibilizadas nas unidades parceiras do projeto.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais