Minas Gerais
Utramig bate recorde no número de vagas de qualificação profissional
Nos primeiros cinco meses de 2022, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) superou em quase 50% o número de vagas oferecidas no estado para cursos técnicos para qualificação profissional em relação ao ano passado. Até 26/5, a instituição somou 6.077 vagas, contra 3.487 oferecidas ao longo de 2021.
Entre as oportunidades de aprendizado estão os cursos de técnico em Análises Clínicas, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Meio Ambiente, Multimídia, Segurança do Trabalho, Sistemas de Transmissão, Telecomunicações, entre outras, todas gratuitas e destinadas à população com maior grau de vulnerabilidade. Os cursos oferecidos respeitam as particularidades de cada região de Minas Gerais, conforme os indicadores fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Sedese).
Das mais de 6 mil oportunidades oferecidas em 2022, 1,5 mil foram de cursos livres; 700 por meio do Pacto pela Educação (Projeto de Interiorização, em parceria com algumas prefeituras); 250 junto à Universidade Federal de Viçosa (UFV), envolvendo as prefeituras da microrregião da cidade; 592 presenciais; além de 3.035 na modalidade Educação a Distância (EAD). Além de prefeituras e da UFV, a Universidade de Palermo, na Argentina, é outra instituição parceira da Utramig.
“As adversidades impostas pelo cenário econômico e, de igual modo, aquelas causadas pela pandemia, serviram de combustível para a busca de soluções e parcerias inovadoras”, destaca o presidente da Utramig, Paulo Henrique Nascimento Azeredo. “Não se pode cruzar os braços diante das dificuldades, sendo importante, portanto, capitanear, com coragem e responsabilidade, modelos de negócios que impliquem em baixo impacto financeiro para o Estado, mas que, por outro lado, sejam capazes de gerar atratividade empresarial e investimentos para Minas Gerais”, enfatizou.
Mapa do trabalho industrial
De acordo com os dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, que é um estudo elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, Minas Gerais vai precisar treinar pelo menos 1 milhão de pessoas para atender às demandas das indústrias e dos setores de serviços neste período.
O estudo foi feito com o objetivo de identificar gargalos e demandas futuras por mão de obra, bem como orientar a formação profissional de base industrial no país. Conforme os dados da pesquisa, em todo o Brasil, há uma carência de quase 9,6 milhões de trabalhadores. Especialistas apontam que uma das razões para esse déficit está relacionada à pandemia de covid-19.
Para minimizar a situação em Minas Gerais, o trabalho realizado pela Utramig mostra resultados e deve ser ainda mais eficiente em 2022, com o arrefecimento da pandemia.
“Diante do cenário nacional e, principalmente, regional, a Utramig não tem medido esforços para a formação de trabalhadores que atenderão às demandas do mercado de trabalho, contribuindo, assim, significativamente, para o desenvolvimento econômico não apenas em Minas Gerais, mas no Brasil”, esclarece o diretor de Qualificação e Extensão, Rogério Luís Massensini.
Utramig
A Utramig, entidade vinculada à Sedese, foi criada em 1965 e é referência no ensino profissionalizante, pautado pela ética, competência, inovação e responsabilidade social.
Dentre os seus diferenciais, está um currículo atualizado e sintonizado com as novas demandas do mercado e da indústria, um corpo docente qualificado, uma infraestrutura acadêmica e laboratorial completa, além de vivências profissionais, por meio de programas de estágio e de parcerias institucionais, que encurtam o caminho entre a escola e a vida profissional.
Mais informações estão disponíveis no site da Utramig.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.