Minas Gerais
Pedro Leopoldo tem decoração especial e muita música para celebrar o Natal
Luzes, artesanato e música integram a programação de Natal na cidade de Pedro Leopoldo. A 40 minutos de Belo Horizonte, o município que faz parte da região turísticas das grutas de Minas Gerais é um dos cerca de 200 que participam do Natal da Mineiridade. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) tem como objetivo integrar e promover os destinos do estado com programação natalina.
A programação na cidade começou nos dias 10 e 11/12 com a inauguração das luzes na Praça Chico Xavier, no coração da cidade, onde também está montado o presépio. Nesta quarta-feira (14/12), às 20h, é dia do espetáculo do grupo Tambores de Aço, da Fundação CSN.

Na sexta-feira (16/12), os corais Infanto-juvenil e adulto Luiz Gonzaga, Jovenzinhos de São Geraldo, Nossa Voz e suas Sementinhas, realizam a Cantata de Natal também na Praça Chico Xavier, a praça da prefeitura. Na mesma noite, a partir das 20h, a presença do Mickey e da Minnie de Natal promete alegrar as crianças.
No fim de semana, o Natal será o tema principal da Feira de Artesanato e Comidas Típicas realizada no sábado (17/12), das 19h às 23h, também na praça central, com apresentação do músico Cacá Vieira e banda. Do domingo (18/12) até 23/12, sempre das 20h às 22h, o Papai Noel vai receber a criançada da cidade. No dia 23, o músico João Pê Jota apresenta canções natalinas no saxofone, das 20h às 22h. Para encerrar o período, em 6/1, já está marcada a apresentação da tradicional Folia de Reis, no presépio na praça da prefeitura.
“Natal é uma época de esperança e reflexão. A iluminação em nossas praças e o presépio se tornaram pontos de visitação, onde as luzes e decoração proporcionam momentos ímpares de convivência entre as famílias, crianças e amigos. Estamos muito felizes com o sucesso e a possibilidade de todos poderem desfrutar da alegria deste momento”, diz a secretaria de Cultura e Turismo, Patrícia Rafael Perdigão.
Natal da Mineiridade
Em 2022, Minas Gerais completou 302 anos e a Secult lançou a iniciativa do Ano da Mineiridade, para destacar as tradições, costumes e histórias das regiões do estado. E as ações foram estendidas para o período natalino, não só na capital mineira, com a iluminação especial na Praça da Liberdade, que remete às manifestações culturais do estado, mas também passando pela divulgação das atividades em outros municípios mineiros.
“Celebramos a mineiridade ao longo de 2022 e agora teremos uma iniciativa em conjunto para fortalecer o nosso sentimento de orgulho e o turismo em todo o estado para comemorar o Natal no Circuito Liberdade e nas cidades do interior”, destacou o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, na inauguração das luzes em BH em 2/12.
“Este ano foi um ano de resgate, de pertencimento à nossa terra e dos valores que nós temos, baseado na própria ideia de Minas Gerais, de Alceu Amoroso Lima, depois Carlos Drummond de Andrade fala tão belamente da mineiridade e finalmente, no Modernismo, o nosso grande Guimarães Rosa. É um estado de espírito que tem no Natal o encontro com as nossas famílias, com nossa cultura e forma de ser”, concluiu.
Clique aqui para conhecer o portfólio de Destinos do Natal da Mineirdade.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



