Polícia
Ação de Páscoa da PCMG acolhe crianças em situação de vulnerabilidade

Cerca de 300 crianças de instituições em Belo Horizonte e na cidade de Santa Luzia, na região metropolitana, receberam equipes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta quarta-feira (27/3), para uma celebração da Páscoa diferente. Além de chocolates, crianças e educadores das instituições visitadas foram acolhidas com orientação sobre crimes de violência sexual. Eles receberam a cartilha “Amiguinhos, vamos conversar?” que apresenta, de forma lúdica, os cuidados em caso de violência.
A iniciativa é da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad). Os servidores da Dopcad se reuniram com familiares e arrecadaram chocolates para crianças em situação de vulnerabilidade.
Em Belo Horizonte, as doações foram entregues na Casa Esperança, no bairro Céu Azul, na Unidade de Acolhimento Institucional da Associação Irmãos Sol e no Projeto Compaixão, ambos no Padre Eustáquio. Em Santa Luzia, a ação foi realizada na Creche Padre Germano. “A ideia surgiu depois que uma equipe de investigação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) identificou duas crianças vítimas de violência física e sexual acolhidas pela Casa Irmão Sol, cujo procedimento encontra-se em tramitação na unidade”, garantiu a delegada Renata Ribeiro, chefe da Dopcad.
Os policiais, acompanhados por um cão, a mascotte Maria Esperança, alegraram as crianças com caixas de bombons e tiveram a oportunidade de conversar com o público infantil sobre prevenção e orientação, distribuindo cartilhas com informações úteis para prevenção de crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Com essa ação, a Polícia Civil realiza, além da atuação investigativa que leva à responsabilização do agressor, o trabalho preventivo e promove um dia de alegria e acolhimento para crianças que passaram por situação de violência”, declarou a chefe da Dopcad.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar