Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Delegacia de Mulheres é inaugurada oficialmente em Ouro Preto

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Na tarde dessa segunda-feira (29/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, realizou a entrega oficial da sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município da região Central do estado. Localizada na Rua Professor Geraldo Nunes, 554, bairro Vila Itacolomy, a unidade, para além do trabalho de polícia judiciária, tem como norte a humanização da acolhida às vítimas de violência doméstica e familiar na cidade e nos distritos de abrangência.

A atuação da Deam ainda inclui a apuração de denúncias de crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha, de delitos sexuais contra a mulher, bem como a investigação de infrações previstas no Estatuto da Pessoa Idosa e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na unidade, também são formalizados pedidos de medida protetivas, oferecido auxílio para retirada de pertences pessoais em poder do agressor e realizado o encaminhamento de vítimas para os demais órgãos de proteção.

Titular da Deam em Ouro Preto, a delegada Celeida de Freitas Martins ressalta a importância da sede específica para os casos dessa natureza. “A mulher, em especial, se sente mais à vontade para procurar a assistência policial sem a exposição que, muitas vezes, se gera em ir a uma delegacia onde diversos outros serviços são prestados. Além disso, a equipe especializada proporciona um atendimento mais humanizado e acolhedor, e possibilita o andamento mais célere dos procedimentos”, observa.

Leia Também:  Arena do Galo será inaugurada neste sábado

Estrutura

A transferência da Delegacia Especializada para a sede da Vila Itacolomy é resultado de uma parceria entre a PCMG e a Prefeitura de Ouro Preto, responsável pela locação do imóvel, bem como fornecimento de equipamentos de informática e recursos de manutenção. A equipe da unidade é composta por uma delegada, dois escrivães e três investigadores. Há, ainda, a colaboração de um guarda municipal, que realiza a recepção do público na unidade.

Para ampliar o atendimento, a população conta com o projeto Chame A Frida. A ferramenta, em formato de chatbot, consiste em um banco de dados previamente programado para responder a comandos que a vítima digita na tela de conversa com a atendente virtual. Por meio do serviço, a usuária pode se informar sobre medidas protetivas, tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, inteirar-se sobre os procedimentos a serem realizados em casos de agressão, entre outras questões ligadas ao tema – WhatsApp (31) 97595-3335.

Solenidade

A cerimônia de descerramento da placa da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher contou com a presença do chefe do 3º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Roberto Alves Barbosa Junior; do delegado regional em Ouro Preto, Ricardo Reis Neto; do delegado Wesley Campos, titular anterior da Delegacia Regional; da delegada Celeida Martins; do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e da vice-prefeita Regina Braga; do secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, acompanhado de titulares de outras secretarias municipais; do vereador Matheus Pacheco; entre outros convidados de órgão da rede de proteção e da sociedade civil organizada.

Leia Também:  PL que beneficia mulheres vítimas de violência é aprovado em definitivo

Serviço:

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – Ouro Preto

Endereço: Rua Professor Geraldo Nunes, 554, bairro Vila Itacolomy

Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

Atendente Frida: (31) 9 7595-3335

Telefone: (31) 3252-6800

Fotos: Peterson Bruschi – ASCOM/PMOP

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Polícia Civil lança 5ª edição da Revista Avante

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA