Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação Baião de Dois: empresas do ramo alimentício são alvos da ação

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Na manhã desta terça-feira (7/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Ministério Público (MPMG), a Polícia Penal e a Secretaria de Estado da Fazenda deflagraram a operação Baião de Dois. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas do ramo alimentício suspeitas de crimes contra a administração pública. As medidas judiciais foram executadas nas cidades de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.

Dentre os crimes sob investigação, estão associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. As autoridades descobriram que, após declaração de inidoneidade de uma empresa por envolvimento em cartel, impedindo-a de participar de licitações, seus sócios e representantes passaram a atuar por outras pessoas jurídicas de modo a burlar a restrição imposta pelo Estado. O grupo controlava pelo menos três empresas, simuladamente concorrentes, de modo a frustrar o caráter competitivo das licitações.

A operação Baião de Dois visa complementar as provas já produzidas, de modo a identificar o eventual envolvimento de outras empresas, empresários e agentes públicos, bem como determinar a extensão e consequências das fraudes, com outros detalhes sobre a forma de agir da associação, a partir da apreensão de documentos, computadores, celulares e dispositivos eletrônicos pessoais dos envolvidos.

Leia Também:  PCMG prende suspeito de homicídio em Juiz de Fora

Participam da ação de hoje 21 policiais civis, 25 policiais penais, seis promotores de Justiça, sete servidores da Receita Estadual, além dos servidores do MPMG. As apurações e levantamentos tiveram o envolvimento do Grupo Especial de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público (GEPP); do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP); do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), todos vinculados ao MPMG.

*Texto adaptado do MPMG

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Suspeito é preso pela PCMG por estupro de idosa de 90 anos em Unaí

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA