Polícia
Operação Baião de Dois: empresas do ramo alimentício são alvos da ação
Na manhã desta terça-feira (7/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Ministério Público (MPMG), a Polícia Penal e a Secretaria de Estado da Fazenda deflagraram a operação Baião de Dois. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas do ramo alimentício suspeitas de crimes contra a administração pública. As medidas judiciais foram executadas nas cidades de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.
Dentre os crimes sob investigação, estão associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. As autoridades descobriram que, após declaração de inidoneidade de uma empresa por envolvimento em cartel, impedindo-a de participar de licitações, seus sócios e representantes passaram a atuar por outras pessoas jurídicas de modo a burlar a restrição imposta pelo Estado. O grupo controlava pelo menos três empresas, simuladamente concorrentes, de modo a frustrar o caráter competitivo das licitações.
A operação Baião de Dois visa complementar as provas já produzidas, de modo a identificar o eventual envolvimento de outras empresas, empresários e agentes públicos, bem como determinar a extensão e consequências das fraudes, com outros detalhes sobre a forma de agir da associação, a partir da apreensão de documentos, computadores, celulares e dispositivos eletrônicos pessoais dos envolvidos.
Participam da ação de hoje 21 policiais civis, 25 policiais penais, seis promotores de Justiça, sete servidores da Receita Estadual, além dos servidores do MPMG. As apurações e levantamentos tiveram o envolvimento do Grupo Especial de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público (GEPP); do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOPP); do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), todos vinculados ao MPMG.
*Texto adaptado do MPMG
Fonte: Polícia Civil MG
Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados
Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCâncer tem alta letalidade no Triângulo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMinas amplia e fortalece malha aérea
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásClubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMissão China: conexão a serviço do produtor rural
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásPassaporte equestre é oficializado em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásValadares terá drenagem urbana



