Polícia
PCMG inaugura delegacia rural em Guaxupé
Com o objetivo de reduzir ainda mais os crimes cometidos contra produtores rurais e o homem do campo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, na última sexta-feira (4/8), mais uma Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais. Dessa vez, a unidade foi instalada na cidade de Guaxupé, no Sul de Minas.
A delegacia, criada com base na Resolução nº 8.179, de 21 de julho de 2021, tem como objetivo reprimir e exercer as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal relativa aos crimes de furto e roubo de gado e aos demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas.
Para a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, é de extrema importância garantir a segurança pública não só nas áreas urbanas, como também na zona rural, protegendo assim os direitos do homem do campo e de seus familiares. “A inauguração dessa delegacia é um pleito antigo da comunidade e dos produtores rurais, que agora foi atendido”, disse Gamboge ao destacar que Minas Gerais é o estado mais seguro para se viver.
Atuação ampliada
De acordo com o chefe do 18º Departamento de Polícia Civil em Poços de Caldas, delegado-geral Edson Rogério de Morais, essa é a terceira delegacia rural instituída na área daquele Departamento. “Com uma estrutura investigatória e uma conexão entre as três delegacias, aprimoramos ainda mais a investigação e o combate aos crimes rurais”, exaltou.
O delegado regional em Guaxupé Fabiano Roberto Mazzarotto Gonçalves ainda complementou: “A implementação da Delegacia Rural na Regional em Guaxupé vem congregar esforços com as delegacias de São Sebastião do Paraíso e Passos no combate específico dos crimes dessa natureza, ou seja, rurais”.
Ainda sobre a importância da implantação da unidade, instalada na sede da Delegacia Regional em Guaxupé, o delegado Gabriel Belchior, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais, destacou que “isso demonstra a presença da Polícia Civil também no combate aos crimes ocorridos no campo, especialmente em nossa região, que é extremamente agrícola”.
Entrega de armas
Durante a cerimônia, a chefia da PCMG distribuiu ao 18º Departamento em Poços de Caldas 15 pistolas Glock calibre 9 mm, modelo G19. O armamento foi adquirido com recursos provenientes de emendas parlamentares e integra o montante de 816 armas destinadas à instituição.
Reunião gerencial
Após o evento, a chefia da Polícia Civil se reuniu com o chefe do 18º Departamento, delegados regionais e policiais de todas as carreiras para alinhamento de assuntos de interesse institucional.
Presenças
Além da Chefia da PCMG e de representantes da instituição, também participaram da inauguração da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais o prefeito de Guaxupé Heber Hamilton Quintela; o deputado federal Emidinho Madeira; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; bem como representantes da Câmara Municipal de Guaxupé; do Judiciário; da Polícia Militar; de secretarias municipais de Guaxupé; da Cooxupé; da Exportadora de Café Guaxupé e do Consep.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.