Pesquisar
Close this search box.

Polícia

PCMG participa de operação do MPMG contra fraudes no Detran

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, nesta terça-feira (6/12), da operação Lavoisier, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da unidade Governador Valadares do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 1ª Promotoria de Justiça de Guanhães. A ação, que também contou com o apoio da Polícia Militar, teve como alvo um grupo criminoso suspeito de falsificar e fraudar registros de veículos apreendidos para fins de leilões em pátios credenciados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Na ocasião, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da segunda vara de Guanhães, região do Rio Doce. As ordens judiciais foram executadas, simultaneamente, nas cidades mineiras de Guanhães, Diamantina, Pedra Azul, Governador Valadares, Ipatinga e Belo Horizonte.

As apurações apontam que o grupo investigado incluía veículos apreendidos durante procedimentos criminais em leilões, sem a devida autorização do juízo criminal competente, frustrando a reparação do dano ou até mesmo a restituição do bem ao legítimo proprietário.

Leia Também:  PCMG prende homem por tráfico após ameaçar a própria mãe

O esquema criminoso envolvia, ainda, a retirada clandestina de peças dos veículos apreendidos, seja para revenda a terceiros ou até mesmo para tornar os veículos menos atrativos quando dos leilões, havendo então o arremate por alguém do grupo a preço vil e posterior recolocação das peças retiradas.

Os suspeitos também são investigados por encomendar ou receptar veículos furtados e roubados, cujas peças eram retiradas para revenda ou utilização em automóveis envolvidos em acidentes. Daí o nome da operação, Lavoisier, autor da célebre frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Detran

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) tem adotado diversas medidas para coibir fraudes envolvendo registros de veículos apreendidos para fins de leilões em pátios credenciados do Detran, entre elas, implantações sistêmicas de plataformas digitais e práticas para garantir lisura e transparência aos processos.

O leilão on-line é um desses mecanismos, que possibilita efetivar os lances com segurança, comodidade, celeridade, garantindo mais transparência e eficiência aos processos.

Leia Também:  TJMG participa das comemorações dos 20 anos de curso de Direito em Pará de Minas

A operação de hoje, que contou com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Civil (CGPC) em sua execução, encontra consonância e cooperação do Departamento com os órgãos de controle.

*Texto produzido com adaptações e informações do MPMG

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  TJMG participa das comemorações dos 20 anos de curso de Direito em Pará de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA