Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Quadrilha especializada em golpes cibernéticos é desarticulada

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE) desencadearam a operação Dublê, visando à desarticulação de uma organização criminosa especializada em crimes cibernéticos na modalidade de fraude eletrônica. A ação ocorreu nas cidades de Fortaleza e Maracanaú, no estado do Ceará, e resultou na prisão de seis suspeitos.

Foram expedidos pela Vara Criminal de Frutal, no Triângulo Mineiro, um total de dez mandados, sendo seis de prisão preventiva. Até o momento, três homens e três mulheres, com idades entre 26 e 45 anos, foram detidos. Levantamentos estão em andamento para localizar e efetuar o cumprimento dos demais mandados.

De acordo com as investigações, coordenadas pela Delegacia de Polícia Civil em Frutal, os membros da organização criminosa agiam de forma coordenada para praticar golpes de estelionato por meio de aplicativo de mensagens. O crime envolve a clonagem do aplicativo da vítima ou a utilização de imagens de parentes ou amigos em perfis falsos. Por meio desses perfis falsos, os criminosos solicitavam transferências de dinheiro via Pix para contas controladas por terceiros, valendo-se da boa-fé das vítimas.

Leia Também:  Aviso de abertura de Cotação Eletrônica - COTEP

Os golpes se espalharam por diversas cidades mineiras e de outros estados brasileiros. Apenas em Minas Gerais, foram identificadas ocorrências nas cidades de Frutal, Patrocínio, Lagoa da Prata, Nanuque, Uberaba, Poços de Caldas, Uberlândia, Três Corações, Ituiutaba, Santa Luzia, Belo Horizonte, Araguari, Vespasiano, Foz do Iguaçu, Ubá, Ribeirão das Neves, Araxá, Juiz de Fora e Ipatinga, totalizando um montante aproximado de R$ 120 mil obtidos ilicitamente via Pix.

As investigações apontam que o grupo criminoso pode ter lucrado mais de R$ 1 milhão em golpes por todo o país. Além disso, foi constatado que a organização criminosa abriu cerca de 185 contas bancárias para facilitar as transações fraudulentas. As autoridades conseguiram bloquear essas contas e solicitar o sequestro dos valores.

Os suspeitos irão responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato na modalidade de fraude eletrônica. A investigação continua a fim de verificar possíveis crimes de lavagem de dinheiro.

O delegado João Carlos Garcia Pietro Júnior avalia que a ação conjunta das polícias de Minas Gerais e do Ceará representa um avanço significativo no combate aos crimes cibernéticos e ressalta a importância da cooperação entre os estados para lidar com organizações criminosas que ultrapassam fronteiras físicas por meio do mundo virtual. “As investigações prosseguem e novos desdobramentos são esperados nos próximos dias”, adiantou.

Leia Também:  Presidente Olegário: cinco suspeitos são presos por roubo a fazenda

Dublê

O nome escolhido para a operação é uma analogia ao mundo cinematográfico, onde um dublê realiza ações arriscadas em substituição a um ator. De maneira similar, os criminosos assumiam uma falsa identidade ao adquirir a imagem da vítima e um novo número de telefone, agindo em seu nome para cometer golpes financeiros e extorquir dinheiro de parentes e amigos.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  PCMG participa de ação integrada em escola de BH

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA