Política
Aprovado documento final do PJ Minas com propostas sobre mercado de trabalho

Num dos momentos mais marcantes do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), cerca de 150 jovens representantes de 132 municípios mineiros aprovaram, nesta sexta-feira (22/9/23), o documento final com 12 propostas para o tema dessa edição, “Jovem e Mercado de Trabalho”. No Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), eles protagonizaram um debate construtivo com vistas ao aprimoramento das políticas públicas na área.
Mais de 70 sugestões elaboradas nas etapas municipal e regional do PJ Minas chegaram dos 20 polos do programa. Já na etapa estadual, os grupos de trabalho fizeram modificações, aglutinações e supressões, chegando a 18 propostas no debate final. Dessas, 12 foram selecionadas, sendo quatro para cada subtema. Na defesa de pontos de vistas, os jovens citaram pensadores, leis, reportagens e programas do Poder Público. Foi um exercício de cidadania.
No subtema “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho”, uma das propostas prevê a criação de projeto que desenvolva o esporte e a arte como fonte de renda e emprego para os jovens. Também são sugeridos a instituição de conselhos municipais de apoio ao jovem no mercado de trabalho e um programa para monitorar os direitos trabalhistas dos jovens. Por fim, é proposta a criação de uma plataforma que reúna sites, cursos, videoaulas e outros recursos que facilitem o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
No subtema “Escolaridade e qualificação profissional”, os jovens reivindicam o aprimoramento do programa Trilhas do Futuro, do governo do Estado, com cursos voltados para o mercado digital; a ampliação das formas de ingresso nas faculdades do Estado; a realização de uma semana de empregabilidade do jovem e orientação vocacional; e um programa de qualificação profissional, com temas como oratória, em bairros periféricos.
Já no subtema “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”, as propostas visam à inclusão de pessoas com deficiência e neurodivergentes, bem como jovens em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho. Também são reivindicados passe livre para jovens que fazem cursos técnico ou trabalham e a capacitação profissional em áreas rurais, periféricas e de difícil acesso.
O documento foi entregue à deputada Beatriz Cerqueira (PT), suplente da Comissão de Participação Popular, colegiado encarregado de dar encaminhamento às propostas. Ela fez um convite aos municípios que ainda não integram o PJ Minas para que ingressem na edição de 2024. As inscrições estão abertas até o próximo dia 30. “O que vimos aqui foi a força da juventude e um debate cidadão”, afirmou.
A parlamentar também conclamou os jovens a ocuparem cada vez mais a política, em todas as suas dimensões. E às mulheres, incentivou a maior participação na mesa de coordenação dos trabalhos. O deputado Coronel Henrique (PL) também acompanhou a pelnária e a entrega do documento.
Nova dinâmica de trabalho
Mudanças na dinâmica da plenária final foram implementadas neste ano para dar celeridade ao trabalho. Durante a análise das propostas no Plenário, por exemplo, jovens não puderam fazer destaques de supressão, aglutinação ou modificação de propostas. “Isso foi feito nos grupos de trabalho. Aqui eles só defendem a manutenção ou não da proposta no documento final”, esclareceu Leandra Martins de Oliveira, da coordenação estadual do PJ Minas.
Outra mudança foi implementada na apuração dos votos. Em vez de levantar a mão para votar nas propostas escolhidas e aguardar a contagem, cada jovem anotou suas escolhas no cartão, que foi entregue à coordenação, para apuração no fim da reunião.
A avaliação, feita após a finalização de cada edição do PJ Minas, também ganhou um novo instrumento. Em vez de e-mail ou link, os jovens puderam escanear um QR-Code espalhado nas áreas comuns para fazer a avaliação. Hyan Luca Lopes, de João Pinheiro (Polo Noroeste), aproveitou a oportunidade. “As atividades em grupo foram muito divertidas e tiveram uma gama enorme de comunicação”, opinou.
O estudante considerou gratificante sua primeira participação no PJ Minas e elogiou, ainda, a disseminação de informações e esclarecimento de dúvidas. “Na avaliação que fiz, dei sugestões sobre pontos que, na minha opinião, podem ser aprimorados”, completou Hyan. Segundo Leandra, além das avaliações feitas a partir do retorno de jovens e coordenadores, o programa também passa por avaliações internas da coordenação.
Clima jovem
A seriedade na escolha de propostas não escondeu a alegria dos jovens participantes do PJ Minas. Ao final da plenária, muitos abraços, troca de contatos, fotos em grupo, choro, recadinhos e “autógrafos”. Sophia Carvalho, de Bandeira do Sul (Sudoeste) autografou a camisa de Theodore Finch, de Ponte Nova (Vale do Piranga), que retribuiu assinando a sacola da colega.
Ambos os jovens responderam com a mesma palavra, “incrível”, quando questionados sobre a participação no programa. “Conseguimos desenvolver bem os temas e ainda fiz vários amigos que vou levar para a vida”, afirmou Theodore, camisa cheia de autógrafos. Já Sophia não conteve o choro, mas minimizou. “Despedida é sempre assim”.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais