Pesquisar
Close this search box.

Política

Assembleia participa da abertura da Semana do Meio Ambiente

Publicados

em

Imagem

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5/6/23), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), participou da abertura da Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Governo de Minas. A solenidade ocorreu no início da manhã, no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte.

Também compareceram o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, deputado Tito Torres (PSD), e os deputados Gustavo Santana (PL), Duarte Bechir (PSD) e Adriano Alvarenga (PP).

Em seu pronunciamento, o presidente Tadeu Martins Leite chamou a atenção para o significado da Serra do Rola-Moça para a abertura da Semana, cujo tema este ano é “Construindo juntos um futuro sustentável”. Conforme o parlamentar, “nós temos a obrigação de trabalhar pelo meio ambiente e por todas as políticas públicas do nosso estado”.

Ele lembrou das tragédias ocasionadas pelo rompimento de barragens em Mariana (Região Central) e Brumadinho (RMBH), ao ressaltar que tem acontecido avanços em relação à fiscalização e à defesa do meio ambiente, em um trabalho desenvolvido em conjunto pelo Legislativo e o Executivo.

Leia Também:  Procon Assembleia aponta cuidados com a "Black Friday"

O deputado informou que durante esta semana a Assembleia vai analisar projetos relacionados à preservação ambiental, como o incentivo às energias renováveis.

O governador Romeu Zema (Novo) também fez menção às tragédias de Mariana e Brumadinho e afirmou que “isso aconteceu apesar de termos as legislações mais rígidas do País”.

Para o governador, as normas devem ser cumpridas e aperfeiçoadas para que o desenvolvimento econômico e a preservação sejam possíveis e caminhem juntos. Antes do início da solenidade, ele plantou uma árvore no parque.

Trabalho pela preservação da diversidade de vidas e de recursos

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a colaboração intersetorial para a construção da sustentabilidade. Ela salientou a pertinência e importância das iniciativas lançadas durante a solenidade para a continuidade da preservação ambiental.

De acordo com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, “hoje é um dia de olharmos adiante” para que iniciativas de proteção ao meio ambiente possam garantir a vida das próximas gerações e a natureza, como a terra, a flora e os rios.

Durante a cerimônia, houve a assinatura do protocolo de intenções para a implantação do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Agropecuária (Fapa). O objetivo é auxiliar e incentivar produtores rurais na prática de atividades ambientalmente corretas e na obtenção de regularização ambiental de seus empreendimentos. O protocolo foi assinado pela Semad, pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pela Polícia Militar.

Leia Também:  Artesãos de Nova Lima expõem trabalhos na Galeria de Arte

Também foi lançado o programa Minas Contra o Fogo, cujo objetivo é a formação e capacitação de brigadas municipais para combate a incêndios florestais no estado. Foram convidados para integrar o programa os municípios que tiveram mais focos de incêndios em áreas de conservação estaduais em seus territórios.

Nessa primeira etapa, quatorze municípios estão prontos para fazer a adesão: Brasópolis, Santana dos Montes, Felício dos Santos, Marliéria, Campanha, Buenópolis, Araponga, Conselheiro Pena, Joaquim Felício, Lima Duarte, Novo Cruzeiro, Rio Vermelho, Serro e Vazante.

A Semad e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregaram, ainda, 20 novas viaturas à Polícia Militar de Meio Ambiente e 15 drones para a equipe de fiscalização ambiental da secretaria.

A Semana do Meio Ambiente prossegue até esta quarta-feira (7), com atividades presenciais e on-line.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Aviso de Abertura de Cotação Eletrônica

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA