Política
Assembleia recebe reunião de preparação da Medalha JK
A solenidade de entrega da Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira será realizada em 12 de setembro, em Diamantina (Central), cidade natal do ex-presidente da República, e está prevista para às 10 horas.
Detalhes da cerimônia deste ano foram discutidos em reunião do Conselho Permanente da Medalha JK realizada nesta quarta (9/8/23), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Representando o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), a 1ª vice-presidente, deputada Leninha (PT), conduziu a reunião e exaltou a importância da Medalha JK por fazer referência à figura de Juscelino Kubitschek.
“Essa medalha vem num momento importante mais do que nunca em nosso País por fazer referência a um homem de inteligência e lucidez, que fez política na convergência e no respeito às instituições”, disse a deputada.
Na reunião, ficou definido que os conselheiros devem indicar os nomes dos agraciados até esta sexta-feira (11), tendo o secretário de Estado de Comunicação, Bernardo Santos, destacado que este ano o processo de indicações foi modernizado, sendo feito por meio de formulário eletrônico para diminuir a burocracia e agilizar as definições.
A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. Cada membro do Conselho Permanente poderá propor até seis indicações: uma para receber a Grande Medalha e cinco para a Medalha de Honra.
Além da ALMG, compõem o Conselho Permanente representante do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Diamantina, da família de Juscelino Kubitschek, da Casa de Juscelino e do Instituto JK, todos eles presentes à reunião desta quarta (9) no Salão Nobre.
Comenda
A Medalha JK foi criada pela Lei 11.902, de 1995, e foi entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 12 de setembro de 1902.
O objetivo é premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestem serviços de excepcional relevância à coletividade, que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais, assim como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário