Política
Comissão de Defesa da Mulher presta homenagem à Polícia Civil
Nesta terça-feira (23/5/23), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou a Polícia Civil pela Operação Carnaval Seguro 2023, que resultou na redução de crimes contra a dignidade sexual durante a festa popular deste ano.
Em Belo Horizonte, os policiais civis distribuíram para os foliões dos blocos de rua tatuagens removíveis com a mensagem “Assédio não!”. As abordagens tiveram o objetivo de conscientizar as pessoas a evitarem a adoção de comportamentos que possam configurar a prática de assédio, bem como difundir a cultura do respeito ao consentimento.
A deputada Lohanna (PV), que solicitou a realização da homenagem, destacou que a iniciativa levou à redução no número de ocorrências de crimes contra a dignidade sexual, na comparação com o carnaval de 2020, o último antes da pandemia de Covid-19. Na Capital, os casos de importunação sexual foram reduzidos de 14 para oito; enquanto os registros de estupro passaram de cinco para dois.
“A Polícia Civil conquistou a confiança e o reconhecimento da população”, elogiou a parlamentar. Ela ainda lembrou que, graças à Operação Carnaval Seguro, a Polícia Civil prendeu em flagrante por roubo um bandido de alta periculosidade durante o desfile do bloco Baianas Ozadas. “O trabalho da Polícia Civil é motivo de muito orgulho para nós”, afirmou.
A deputada Delegada Sheila (PL) também elogiou o trabalho dos policiais durante o carnaval. “A Polícia Civil precisa mostrar que sua função não é só prender; é também orientar e prevenir o crime”, disse.
Receptividade à iniciativa
A Operação Carnaval Seguro mobilizou 400 policiais civis em todo o Estado. Em Belo Horizonte, o trabalho foi organizado pelo Departamento de Orientação e Proteção à Família. A titular do órgão, delegada Carolina Bechelany Batista da Silva, ressaltou que a população foi muito receptiva à abordagem dos policiais com as mensagens educativas. “O resultado foi realmente incrível”, comentou.
Quem subiu no trio elétrico para levar essa mensagem de conscientização foi a delegada Renata Ribeiro Fagundes, chefe da Delegacia Especializada de Proteção à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância. Ela destacou a receptividade dos foliões. “Receber o carinho das pessoas foi uma experiência incrível. Ano que vem tem mais!”, afirmou.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário