Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão de Meio Ambiente visita barragem de material radioativo

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Caldas, no Sul do Estado, para averiguar a situação da Barragem D4 da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que contém material radioativo. A visita será nesta sexta-feira (22), às 9 horas, na Estrada Poços de Caldas-Andradas, Km 20,6.

Botão

A autora do requerimento, deputada Bella Gonçalves (Psol), explica que a visita busca averiguar em que fase se encontra o plano de descomissionamento da barragem. A comissão quer, ainda, apurar denúncias de que a estrutura ainda estaria recebendo material radioativo de outras unidades, o que teria elevado seu grau de risco para nível 1.

Citação

Bella Gonçalves destaca que a barragem começa a apresentar problemas com carreamento de sólidos com muitos metais pesados, o que pode causar um desastre de proporções internacionais, já que o material pode chegar à Argentina, via Rio Paraná.

A justificativa que acompanha o requerimento aponta que a Barragem D4 tem urânio e tório provenientes de rejeitos da mineração que estão a céu aberto, além de materiais pesados e muita lama. A estrutura remonta à década de 1970, quando os militares e o governo federal decidiram abrir uma mina de urânio no local, fechada em 1982, por falta de viabilidade econômica.

Leia Também:  Assembleia participa da abertura da Semana do Meio Ambiente

O material teria sido colocado em tambores, em constante processo de corrosão. Para lá também teria sido levado resíduo radioativo produzido na capital paulista pela Orquima, sucedida pela Nuclemon, fechada em 1992 e que deixou um rastro de mortos e doentes, ainda segundo o texto. Toneladas de materiais de outras unidades da INB também teriam sido transportados para Caldas.

Foram convidadas para a visita, autoridades locais, estaduais e federais ligadas à área ambiental.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Assembleia realiza ato em homenagem às vítimas de barragem da Vale

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA