Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão debate cumprimento da Lei dos 60 dias

Publicados

em

Imagem

A Lei Federal 12.732, de 2012, garante ao paciente com câncer o início do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 60 dias. Para debater o cumprimento da legislação no Estado, a Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer realiza audiência pública nesta quarta-feira (24/5/23), às 9h30, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

Presidente da comissão, o deputado Elismar Prado (Pros) afirma, no requerimento em que solicita a audiência, que mais de uma década após ser sancionada a lei não vem sendo respeitada no Estado.

O parlamentar ainda destaca que o início do tratamento não é a consulta, mas sim a realização de terapia cirúrgica ou o início de radioterapia ou quimioterapia, conforme a necessidade terapêutica do caso.

Citação

A audiência será uma oportunidade para ouvir pacientes com câncer e representantes de entidades de defesa dessas pessoas, dos hospitais especializados no tratamento da doença, da Defensoria e do Ministério Público.

Diagnóstico

Na última quinta (18), a comissão se reuniu para discutir o descumprimento de outra norma em benefício das pessoas com câncer, a Lei Federal 13.896, de 2019, que assegura a realização de exames de diagnóstico da doença em até 30 dias.

Leia Também:  Debate sobre regulamentação do ICMS da Educação terá continuidade nesta semana

Na ocasião, gestores da Secretaria de Estado de Saúde alegaram dificuldades para registro da data da primeira manifestação clínica do câncer nos pacientes.

O deputado Elismar Prado lembrou que, devido às dificuldades para a realização de exames, muitos pacientes só conseguem um diagnóstico quando a doença já está em estágio avançado, o que encarece o tratamento e diminui as chances de cura.

Lista

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Evento debate inovação tecnológica relacionada a produtos florestais

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA