Pesquisar
Close this search box.

Política

Crea-MG será homenageado por 90 anos de funcionamento

Publicados

em

Imagem

Homenagear o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) pelos seus 90 anos de funcionamento, que serão completados no próximo dia 23 de abril. Esse é o objetivo da Reunião Especial que será realizada nesta segunda-feira (15/4/24), a partir das 19 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a homenagem é assinado por 32 parlamentares, tendo como primeiro signatário o deputado Tito Torres (PSD).

Botão

Instituído pelo Decreto Federal 23.569, de 1933, o Crea-MG foi instalado em 23 de abril de 1934, importante período da construção do Estado brasileiro, conforme Tito Torres reforça no requerimento que possibilitou a reunião.

Trata-se de uma autarquia federal e, como os demais conselhos, difere de outras autarquias porque não se acha sob o controle político do Estado e é custeado com recursos advindos das contribuições de seus registrados.

Está submetido ao controle do Tribunal de Contas da União e deve observar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também presta contas ao Conselho Federal (Confea).

Leia Também:  Vencedores de torneio nacional de robótica serão homenageados

“No cumprimento de sua missão, defende a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas e exige a presença declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos e execução dos serviços de engenharia, agronomia e geociências”, reforça o parlamentar, ainda no requerimento.

Citação

Na programação da Reunião Especial está prevista a composição de uma mesa de honra com autoridades, execução do Hino Nacional e a exibição de um vídeo institucional contando a história e a atuação do órgão homenageado. Será entregue ainda a placa com a homenagem aos representantes do Crea-MG, que também farão pronunciamento no Plenário.

A Lei Federal 5.194, de 1966, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo, detalha uma série de atribuições do Crea-MG, que tem um plenário como instância máxima, composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino.

Além da legislação federal, o Crea-MG também possui um Regimento Interno que estabelece parâmetros específicos para seu funcionamento. Por meio do seu portal, presta ainda uma série de serviços aos profissionais e cidadãos e está presente presencialmente em dezenas de municípios mineiros.

Leia Também:  Consertar produto sem autorização prévia do cliente é prática abusiva

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Presidente da ALMG destaca legado da Faculdade Milton Campos

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA