Pesquisar
Close this search box.

Política

Documentos entre ALMG e Poder Executivo passam a tramitar de forma eletrônica

Publicados

em

Imagem

O encaminhamento de documentos relativos ao processo legislativo entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Poder Executivo começou a ser feito por meio eletrônico, a partir de segunda-feira (1º/4/24). Essa nova sistemática, formalizada na Portaria Conjunta 1, de 2024, publicada no Diário do Executivo desta terça-feira (2), visa a agilizar e a racionalizar a tramitação desses documentos, até então feita em papel.

Ficou estabelecida, para esse fim, a utilização preferencial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do módulo de integração com a ferramenta “Tramita GOV.BR”, disponibilizada no âmbito do Processo Eletrônico Nacional – PEN, também conhecido pelo termo “barramento”. Desde já, vão circular eletronicamente os seguintes documentos:

  • Mensagens, proposições do processo legislativo e seus anexos, de autoria do Governador;
  • Ofícios do Presidente da ALMG contendo proposições de lei e seus anexos, bem como ofícios de notificação sobre a manutenção ou rejeição dos vetos.

“A parceria promete estreitar ainda mais o relacionamento entre os poderes, aperfeiçoando a comunicação entre as instituições, além de gerar mais agilidade, modernidade, confiança e racionalização dos procedimentos”, avalia a secretária-geral da Mesa da ALMG, Luíza Homen Oliveira.

Leia Também:  Visita de Maduro ao Brasil, com honras de chefe de Estado, é criticada

A Secretária de Estado Adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, também reitera a importância da mudança. “O objetivo dessa cooperação é que consigamos avançar no envio da documentação do processo legislativo de forma eletrônica e, assim, tornar a interação entre os poderes mais eficiente, por meio da utilização do SEI”, comenta.

Com a digitalização, os arquivos serão gerados no SEI e encaminhados com a assinatura do governador ou do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), pelo próprio sistema, que é reconhecido e validado.

Cooperação prevê outras melhorias

A cooperação entre os órgãos prevê outras melhorias no fluxo de tramitação, como a inclusão dos demais documentos que circulam entre os dois poderes, a exemplo dos requerimentos.

“Isso dependerá ainda de melhorias nos sistemas, por esta razão será implementado posteriormente. Mas vale ressaltar que a inclusão dos demais documentos que tramitam entre os dois poderes também proporcionará avanço significativo em agilidade e economia de papel e recursos, uma vez que representam um grande volume do processo”, explica Eliziane Oliveira, titular da Secretaria-Geral Adjunta da Mesa da Assembleia.

Leia Também:  Simone dá show de boa forma com peças íntimas na cama: "Ela tá arrasando!”

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão cobra promoção de soldados por tempo de serviço

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA