Política
Fumec será homenageada na ALMG por seus 60 anos de fundação
Reunião Especial do Plenário que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), marcada para as 10 horas desta sexta-feira (1º/3/24), vai homenagear os 60 anos de fundação da Fundação Mineira de Educação e Cultura, instituição tradicional com larga experiência no ensino superior mais conhecida pela sigla Fumec. O requerimento que deu origem à reunião é do deputado Carlos Henrique (Republicanos).
Na programação estão a composição da mesa de honra no Plenário Juscelino Kubitschek, execução de Hino Nacional, exibição de vídeo institucional e entrega de placa comemorativa. Também estão previstos pronunciamentos do deputado Carlos Henrique e de um representante do homenageado.
A Fundação Mineira de Educação e Cultura é uma entidade civil, comunitária e sem fins lucrativos, que atua nas funções de ensino, pesquisa e extensão. Em seu requerimento, Carlos Henrique reforça a importância da homenagem.
“A Universidade Fumec é uma instituição de educação superior que tem como missão contribuir para a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, portadores dos valores de justiça e ética, nas diferentes áreas do conhecimento, preparando seus alunos para inserção nos diversos setores profissionais para a participação no desenvolvimento e transformação da sociedade brasileira”, afirma Carlos Henrique.
Fundada em 20 de dezembro de 1963 como Universidade Aliança, os 60 anos de história da Fumec foram celebrados ainda em 2023, conforme informações que constam do portal da entidade.
Em 1965, foi fundada a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA) e, no mesmo ano, a Faculdade de Ciências Empresariais (Face). Em 1966 foi então denominada Fundação Presidente Kennedy e, no ano seguinte, mudou o nome para Fundação Universidade Minas Gerais.
Foi somente em 1973 que a instituição passou a se chamar Fundação Mineira de Educação e Cultura. Antes disso, em 1971, a Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH) obteve autorização para funcionamento, completando seu espectro de atuação. Em 2004, a Fumec conquistou o credenciamento como universidade e já em 2015 passou a figurar entre as três melhores universidades de Minas Gerais.
Atualmente, a estrutura organizacional da fundação é composta pelo Conselho de Curadores, órgão máximo de deliberação, e ainda pelo Conselho Executivo e Conselho Fiscal. À frente dos conselhos estão os professores Air Rabelo, presidente da Fumec, do Conselho Executivo e membro do Conselho de Curadores, e ainda Antônio Carlos Diniz Murta, presidente do Conselho de Curadores.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário