Política
Obras na MG-338 são cobradas em audiência pública na ALMG

A estadualização e a pavimentação de um trecho de estrada vicinal, a destinação de recursos para pavimentação de outro trecho já licitado e, por fim, a inclusão das duas obras em futuro acordo de reparação do rompimento de barragem em Mariana (Central) a ser celebrado pelo Poder Executivo.
Estas são as principais alternativas apresentadas para melhorar os acessos do município de Ibertioga (Zona da Mata) às cidades de Piedade do Rio Grande (Central) e Santa Rita de Ibitipoca (Zona da Mata) e, consequentemente, a outros pontos importantes da região, como a BR-040 (ligação entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro) e BR-381 (BH a São Paulo) e, ainda, ao Parque Estadual do Ibitipoca, uma das principais atrações turísticas da Zona da Mata.
Essa antiga reivindicação de lideranças, moradores, empresários e produtores rurais da região foi reforçada nesta quarta-feira (2/8/23), em audiência conjunta das Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, ambas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate atendeu a requerimento do presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Cristiano Silveira (PT).
As três alternativas descritas acima foram temas de requerimentos elaborados ao final da reunião a serem aprovados futuramente pelas duas comissões da ALMG. Cristiano Silveira ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, um futuro melhor para a população desses três municípios.
Na mesma linha, o 1º-secretário da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), classificou o pleito como “justo e necessário”. “Fui prefeito de uma cidade pequena e sei das dificuldades que isso acarreta. Já avançamos muito nesse governo nesse tema, mas ainda enfrentamos dificuldades para fazer investimentos. Mas, em pleno século 21, não podemos mais ter uma cidade de um estado importante como Minas Gerais sem acesso pavimentado”, apontou, em alusão a Ibertioga, município que está no centro da questão.
A MG-338 liga Barbacena (Central), polo regional, a Ibertioga e de lá segue para Leste até Piedade do Rio Grande. De Ibertioga sai para o Sul uma estrada vicinal até Santa Rita do Ibitipoca.
Lideranças dos três municípios, todos com vocação econômica para a agropecuária, participaram da audiência e defenderam a melhoria dos acessos para tornar a região mais integrada e atrativa economicamente. Mas tanto Piedade do Rio Grande quanto Santa Rita do Ibitipoca têm outros acessos para o deslocamento da sua população e o funcionamento da sua economia, como foi relatado.
Já Ibertioga estaria “ilhada”, conforme reclamaram o prefeito, Ricardo Marcelo Pires de Oliveira, e seu vice, Pedro Fagundes da Silva. O primeiro lamentou que, no trajeto da MG-338, faltem pavimentar 17 dos 32 quilômetros até Piedade do Rio Grande e 14 dos 25 quilômetros até Santa Rita do Ibitipoca.
“Por conta disso nenhuma empresa tem interesse de se instalar em Ibertioga. Nossa cidade produz mais de 160 mil litros de leite por dia, mas não tem um laticínio sequer. Com muita dificuldade, esse leite vai todo para uma empresa que gera empregos em Santa Rita do Ibitipoca”, contou o prefeito.
“Nenhum jovem também quer ficar mais na cidade. Já fomos várias vezes a Brasília, nos prometeram muita coisa e até agora nada”, lamentou ainda Ricardo Oliveira.
Prioridade atual é recuperar pavimentação
O trecho de Ibertioga até Piedade do Rio Grande já teve até a pavimentação licitada, como confirmou o assessor de Gestão Estratégica do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Santos Colares.
Segundo o técnico, são atualmente mais de 20 mil quilômetros de estradas sob gestão do Executivo e a prioridade no momento é a recuperação de pavimentação, o que já representa em torno de 5 mil quilômetros. No trecho já licitado, segundo ele, o investimento necessário seria de R$ 37 milhões.
Rodrigo Colares garantiu que a obra está na lista de prioridades tão logo sejam viabilizados novos recursos destinados especificamente para pavimentação de trechos. O problema maior, ainda de acordo com ele, seria pavimentar a estrada vicinal para Santa Rita do Ibitipoca, que não é de responsabilidade do Estado, o que representa um impedimento legal.
Nesse último aspecto, Cristiano Silveira defendeu que a estadualização da estrada é a melhor solução e, segundo lembrado na audiência, já haveria até um acordo celebrado em 2013 com o Executivo que nunca foi cumprido.
O parlamentar lembrou ainda que solução idêntica foi adotada, na atual gestão, no acesso entre Serra do Salitre e Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, que viabilizou a pavimentação na região.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG


ESPORTES
De campeão olímpico a campeão do povo: Maurício do Vôlei reafirma compromisso com os brasileiros e derrota o retorno do DPVAT

Ontem foi escrita mais uma página de uma história que já inspirou milhares de brasileiros. A Câmara dos Deputados rejeitou a volta do famigerado DPVAT, o imposto que, durante anos, pesou no bolso de milhões de cidadãos. Entre os nomes que se destacaram nesta batalha, está o deputado federal Maurício do Vôlei, um homem cuja trajetória é marcada pela entrega, pela superação e pelo compromisso inabalável com a nação.
No início do ano passado, ao votar favoravelmente à retomada do DPVAT por engano, Maurício não fugiu de sua responsabilidade. Reconheceu o erro publicamente e, com humildade, pediu desculpas ao povo brasileiro, mostrando que lideranças fortes também sabem ser humanas. Desde então, o deputado trabalhou incansavelmente para provar que sua luta vai além de um voto ou de um discurso — ela é pela proteção dos valores que sustentam nosso país: a família, a fé e a liberdade.
“Sempre defenderei os brasileiros, assim como defendi as cores da bandeira nas quadras. Minha missão não mudou. Não sou daqueles que mudam de camisa para agradar ou vencer uma eleição. Fui, sou e sempre serei conservador, defensor da família, do trabalho honesto e do futuro das próximas gerações”, afirmou o parlamentar, emocionado, logo após a vitória no plenário.
Assim como em sua carreira no vôlei, Maurício jogou limpo. Diferente de muitos que alternam entre partidos e bandeiras de acordo com o vento político, ele permaneceu firme em seus princípios no PL. Para ele, o mandato não é sobre garantir reeleição; é sobre construir um legado — um Brasil que mantenha suas raízes e seu povo livre de amarras.
Ontem, a Câmara mandou um recado claro ao país: impostos que penalizam ainda mais os trabalhadores brasileiros, como o DPVAT, não têm espaço aqui. E Maurício do Vôlei deixou registrado que está e sempre estará em defesa das pessoas que acreditam num Brasil forte e justo.
Se ontem ele estava nas quadras levantando troféus pelo Brasil, hoje ele ergue as bandeiras da família, da justiça e do povo. Maurício do Vôlei segue sendo um campeão — não só no esporte, mas na vida pública.
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