Pesquisar
Close this search box.

Política

Parque Tecnológico de BH busca recursos para expansão

Published

on

Imagem

Como parte da agenda de fortalecimento dos parques tecnológicos mineiros, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitou na manhã desta segunda-feira (9/10/23) o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), localizado na região da Pampulha, na Capital.

Com um faturamento nos últimos cinco anos de mais de R$ 1 bilhão, 100% de ocupação e 873 postos de trabalho gerados diretamente só em 2022, o BH-TEC está buscando recursos para sua expansão, já tendo conseguido R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para iniciar a construção de seu anexo em 2024.

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Marco Aurélio Crocco Afonso, atualmente as áreas de pesquisa e desenvolvimento de 30 empresas ocupam o prédio, sendo que, ao todo, 33 funcionam de maneira associada ao parque, que foi fundado na década de 1990 em parceria pela UFMG, Sebrae, Fiemg, Governo do Estado e Prefeitura de Belo Horizonte.

A presidenta da comissão da ALMG, deputada Beatriz Cerqueira (PT), visitou cinco empresas localizadas no parque. Já passaram pelo BH-TEC 64 empresas, o que resultou, de 2017 a 2022, em quase 500 produtos gerados no parque tecnológico, sendo que parte deles já está no mercado. Minas Gerais possui outros quatro parques tecnológicos; no País são quase 60.

Dentre eles, destacam-se os produtos da Pele Rara, empresa de produtos cosméticos dermoconstrutores, desenvolvidos pela farmacêutica e pesquisadora Cynthia Nara. Segundo ela, o ambiente propiciado pelo BH-TEC foi fundamental para o desenvolvimento de seu creme corporal, que atua ajudando pacientes com feridas provocadas por quimioterapia, radioterapia, psoríase e nas manchas do vitiligo.

Citação

Os cosméticos da Pele Rara usam sistemas nano-estruturados para entregar extratos naturais na pele, com eficácia científica comprovada. Em outra empresa que está no BH-TEC, a FabNS, estão sendo fabricados nanoscópios, os primeiros aparelhos a permitirem, usando a luz, a caracterização de materiais de tamanho dez mil vezes menores que um fio de cabelo.

Imagem

Dona de 16 patentes, a FabNS é resultado de 20 anos de pesquisa, tendo sido capa da Nature, uma das revistas científicas mais importantes do mundo. Esta é a única empresa do Hemisfério Sul a fabricar o nanoscópio, e a sua primeira unidade acaba de ser vendida para a Universidade de Berlim. De acordo com o pesquisador e co-fundador da empresa, Hudson Miranda, o ambiente de integração propiciado pelo BH-TEC foi fundamental para que eles obtivessem êxito.

Leia Também:  Assembleia se engaja em campanha contra abuso sexual de crianças

“Já estamos buscando outros nanoprodutos e estávamos precisando de uma câmara termal para fazer uma pesquisa. E por coincidência aqui neste mesmo corredor tem uma empresa de câmaras termais e já pudemos pegar uma emprestada para fazer o que queríamos. É um ambiente de muita troca de experiências, conhecimentos e as tecnologias que saem daqui impactam as pessoas e elas nem se dão conta”, afirmou.

Iniciativas desenvolvidas no BH-TEC impactam a vida dos mineiros

Outras empresas visitadas pela parlamentar foram a Biosfera Soluções Sustentáveis, que oferece consultoria a empresas para transformação de resíduos em iniciativas sustentáveis; o Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas), que está desenvolvendo a vacina SpiN-TEC contra a Covid-19; e a Wetlands, que faz o tratamento natural de águas, efluentes e lodos, prestando serviços de saneamento para empresas, municípios e indústrias.

De acordo com o Diretor Executivo da Biosfera, Henrique Hélcio Eleto dos Santos, mais de 1.000 Km² já foram asfaltados usando a lama da mineração, além da transformação de pedras obtidas com a siderurgia em fertilizante.

Leia Também:  Cruzeiro busca vaga na Sul-Americana contra o Palmeiras na última rodada do Brasileirão

“O que antes ia para aterros, agora é reaproveitado. Trabalhamos com pavimentação ecológica, e o que era motivo de preocupação e descarte conseguimos fazer com que seja transformado”, afirmou.

Já o CT Vacinas está na fase 2 de testes das vacinas contra a Covid-19, já com voluntários, além de testes de malária e leishmaniose estarem em desenvolvimento.

De acordo com o diretor-presidente do BH-TEC, Marco Aurélio Crocco Afonso, o foco da instituição é a tecnologia e inovação. “Buscamos entregar para a sociedade empresas que tenham na inovação sua grande característica. É no parque tecnológico que você transforma a patente em nota fiscal. As áreas de convivência que propiciamos são fundamentais no processo de inovação”, frisou.

Ao final da visita, a deputada manifestou interesse em que seja realizada na ALMG uma audiência pública para que várias empresas da instituição apresentem seus resultados à sociedade. “Acho que é a forma mais pedagógica de mostrarmos a todos os mineiros tudo de tão precioso e importante que está sendo desenvolvido no BHTec”, completou.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Published

on

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Cruzeiro busca vaga na Sul-Americana contra o Palmeiras na última rodada do Brasileirão

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA