Pesquisar
Close this search box.

Política

Plenário aprova mudança em contratos do Estado com a União

Publicados

em

Imagem

O Projeto de Lei (PL) 767/23, que modifica contratos firmados entre o Estado e a União, foi aprovado em 1º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta quarta-feira (28/6/23). Essa aprovação é um dos requisitos para que Minas Gerais faça sua adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

A proposição, de autoria do governador Romeu Zema, autoriza o Estado a celebrar termos aditivos aos contratos firmados com a União, para a conversão do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal em Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal. 

Se essa conversão não for formalizada até esta sexta-feira (30), o Estado terá que pagar de uma só vez R$ 15 bilhões à União, segundo a mensagem governamental que encaminhou o PL 767/23. Isso porque Minas Gerais assumiu esse compromisso em 30 de junho de 2022, quando foi celebrado o aditivo contratual que permitiu a redução do pagamento da dívida com a União.

O Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal precisa ser avaliado, revisado e atualizado periodicamente. Ele deve conter metas para os indicadores de poupança corrente, liquidez e despesa com pessoal. Além disso, deve estabelecer limites para que a contratação de dívidas não extrapole a capacidade de pagamento do Estado.

Leia Também:  Segurança Pública reivindica alterações na Lei Orgânica da Polícia Civil

O governador Romeu Zema argumenta que a adesão a esse programa integra o processo de ajuste das contas públicas, de modo a permitir a regularização do pagamento da dívida com a União. Para o governo, a sustentabilidade fiscal do Estado terá reflexos positivos na prestação de serviços públicos à sociedade.

O PL 767/23 foi aprovado em sua forma original. Emendas apresentadas na fase de discussão em 1º turno e que receberam parecer pela rejeição foram, de fato, rejeitadas. Agora o projeto segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para receber parecer de 2º turno.

Para a adesão do Estado ao RRF, é necessária ainda a aprovação do PL 1.202/19. No dia 13 de junho, o governador solicitou o desarquivamento da proposição. Para que o projeto retome sua tramitação, o requerimento de desarquivamento ainda precisa ser despachado pelo presidente da ALMG.

Lista

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Comissão vai apurar insegurança da linha de ônibus 815 em visita nesta quinta (2)

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA