Pesquisar
Close this search box.

Política

Projeto estabelece medidas preventivas para a gripe aviária

Publicados

em

Imagem

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) atestou a legalidade, nesta terça-feira (5/12/23), do Projeto de Lei (PL) 1.784/23, do governador Romeu Zema, que estabelece medidas para a prevenção e o controle de doenças aviárias de alta patogenicidade no Estado.

Botão

O objetivo é evitar o alastramento do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária, que desde o ano passado traz preocupação para o setor produtivo.

A doença tem taxa de mortalidade perto de 100% das aves e também pode ser transmitida a humanos. No Brasil, já foram registrados 80 focos da gripe no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Santa Catarina, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Embora em Minas Gerais não tenha sido registrado nenhum caso, o projeto traz medidas para tentar evitar a contaminação e regulamentar as notificações caso seja detectado algum foco. Entre as medidas, estão a exigência de cadastro ou registro de produtores e comerciantes juntamente ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a proibição do comércio ambulante de aves vivas e ovos férteis e campanhas de conscientização da população.

Leia Também:  Valorização dos servidores da Uemg e Unimontes será tema de visita

Os produtores e revendedores deverão comunicar imediatamente ao IMA casos de aves com sintomas compatíveis com doenças de alta patogenicidade e qualquer alteração na taxa de mortalidade de aves, assim como permitir e colaborar com inspeções sanitárias.

O trânsito de aves vivas ou ovos férteis somente será permitido se estiver acompanhado da guia de trânsito animal (GTA), dentro do prazo de validade.

Em caso de declaração de situação de emergência sanitária e urgência no sacrifício dos animais como forma de contenção da doença, o enterro ou a destruição de carcaças ficam dispensados de licenciamento ambiental, devendo ser realizados no próprio estabelecimento de criação.

Os infratores estarão sujeitos a penalidades que vão de advertência e multa à interdição total dos estabelecimentos de produção e comercialização das aves.

Presidente da comissão e relator da matéria, o deputado Arnaldo Silva (União) não sugeriu modificações no projeto, que segue agora para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Projeto sobre educação no campo tem parecer favorável

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA