Pesquisar
Close this search box.

Política

Transporte público metropolitano será debatido na ALMG

Publicados

em

Imagem

Ônibus velhos, sujos, quebrados, chegando sempre superlotados e atrasados e cobrando uma passagem cara. Essa é a rotina da maioria dos usuários do transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para discutir essa situação e buscar soluções, as Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas promovem audiência pública conjunta.

Requerida pelas deputadas Bella Gonçalves (Psol) e Macaé Evaristo (PT), a reunião acontece nesta quinta-feira (10/8/23), às 16 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Um panfleto produzido pelo gabinete das duas parlamentares em parceria com o Coletivo Mobiliza Região Metropolitana defende que o transporte público de qualidade é um direito do povo da RMBH.

Botão

Novo contrato

De acordo com o texto, “passou da hora de o Governo do Estado fazer um novo contrato de transporte que atenda, com dignidade, à população”. E conclama a população a participar da audiência, denunciando “o péssimo transporte público de sua cidade e da RMBH”, e cobrando para que passe a ser feito “do jeito que o povo merece”.

Leia Também:  Paracatu - Operação da Polícia Militar, Gaeco e Ministério Público contra o crime organizado

Para a deputada Macaé Evaristo, o transporte público metropolitano está caótico, pois não há gestão, coordenação ou qualquer forma de participação popular para que haja controle social. “A população está à míngua nas mãos dos empresários e isso precisa acabar”, defendeu.

Já a deputada Bella Gonçalves avalia que não existe integração tarifária e as empresas que operam no sistema têm contratos longos que lhes garantem benefícios sem terem que oferecer uma contrapartida. “A prestação de serviço é muito ruim, com frotas velhas, ônibus que atrasam, descumprindo os horários pactuados e com tarifas que chegam a R$ 18”, criticou.

Integração metropolitana

A parlamentar propõe para debate na audiência os desafios da integração metropolitana do transporte, da construção de uma melhor qualidade com menor preço. “É preciso também debater a modicidade tarifária nas cidades da Região Metropolitana, algumas das quais com avanços em políticas de tarifa zero”, afirmou.

Convidados

Para a reunião desta quinta (10), foram chamados representantes de coletivos e de outros movimentos sociais que lutam por mobilidade urbana em vários municípios da RMBH. Além disso, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, da Promotoria de Defesa da Habitação e Urbanismo do Ministério Público de Minas Gerais.

Leia Também:  Comissão de Saúde analisa proposta de vacinação de autistas em domicílio

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Clínicas credenciadas ao Detran podem ter que aceitar convênios

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA