Geral
Municípios se mobilizam em favor da Santa Casa de Passos

Por Cleber Martins
Por conta do agravamento da pandemia na região os prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG reuniram-se de forma extraordinária na sede da entidade em Passos. Estiveram presentes na tarde desta segunda-feira (29) os prefeitos e representantes de Alpinópolis, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Cássia, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória e São José da Barra. Participaram via videoconferência prefeitos e representantes de Capitólio, Claraval, Doresópolis, Guapé, Pimenta, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino.
Após uma reunião entre o prefeito de São José da Barra e presidente da AMEG, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, o Serginho, o prefeito de Passos, Diego Oliveira e a diretoria da Santa Casa de Passos foi verificada a necessidade de uma mobilização para socorrer o hospital e evitar um colapso por falta de leitos e medicamentos, além de uma preocupação quanto às equipes que atuam na estrutura que é regional.
Conforme Serginho, será de extrema importância que todos os municípios que dependem da estrutura da Santa Casa de Passos contribuam para que pacientes graves que precisem de leitos de enfermaria e leitos de UTI Covid-19 não fiquem sem atendimento. “Até aqui a Santa Casa tem nos ajudado muito recebendo nossos pacientes mais graves, mas, a demanda está tão grande que já há um risco de faltar medicamentos e leitos, tanto de enfermaria quanto de UTI. Então, nós temos que fazer um esforço conjunto e dar esse aporte, para que as equipes técnicas reorganizem a estrutura para que o hospital não entre em colapso”, explicou o presidente da AMEG aos colegas gestores.
Todos os 20 municípios participantes da reunião concordaram em contribuir com a Santa Casa de Passos. A meta é que se consiga reunir um montante próximo a um milhão de reais, o que, segundo o presidente da AMEG, seria o bastante para evitar um colapso em curto prazo.
A secretária de saúde de Pimenta, Linara Domingos, salientou a importância da mobilização em favor dos hospitais que enfrentam a lotação total de leitos. “Nossa luta é muito grande e todos temos que ajudar. O momento pede que seja criada uma verdadeira marcha para a saúde e a participação de todos os prefeitos é fundamental”, comentou.
“Nós estamos travando uma luta muito dura contra o Covid-19 e a Santa Casa tem sido uma parceira fundamental para os municípios. Se hoje nós podemos receber de volta nossos conterrâneos recuperados dessa doença, muito se deve aos cuidados desse hospital. Nós prefeitos estamos muito sobrecarregados, mas, nós vamos vencer essa guerra”, finaliza Serginho.
Apesar de não ser uma unanimidade, alguns prefeitos não descartam adotar nos próximos dias o lockdown em seus municípios como forma de diminuir o risco de contaminações e consequentemente piorar ainda mais a situação dos hospitais da região que atendem pacientes graves com COVID-19.


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL3 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES3 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
ExpoQueijo 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia testa ônibus elétricos