Geral

Unaí é o mais rico no agronegócio em Minas

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Unaí é o mais rico no agronegócio

A localização estratégica, aliada ao clima e ao solo favoráveis para a produção agrícola, tem feito com que Unaí, na região Noroeste de Minas Gerais, se destaque como a cidade mais rica do agronegócio do Estado. Além disso, no ranking nacional, o município encerrou 2022 na 23º posição entre os mais ricos do setor. De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o valor da produção de Unaí foi de R$ 3,47 bilhões em 2022. Em relação ao resultado nacional, no topo da lista dos 100 mais ricos, selecionados de uma relação de 5.563 municípios, ficaram Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/unai-e-o-municipio-mais-rico-de-minas-no-agronegocio/

Ipatinga estuda impeachment de prefeito

O vereador Fernando Soares Ratzke apresentou um requerimento ao presidente da Câmara de Ipatinga, para que seja instaurado Processo de Impeachment do Prefeito Municipal de Ipatinga. Entre os fatos citados está a determinação da Justiça pedindo a suspensão do contrato de locação da sede provisória da Prefeitura. De acordo com a Promotoria de Justiça, o contrato firmado entre a administração pública e os locadores seria de 15 meses e o valor supera os R$ 3,6 milhões. (Jornal Classivale – Ipatinga)

https://jornalclassivale.com.br/noticia/2886/vereador-entra-com-pedido-de-impeachment-do-prefeito-de-ipatinga

Araxá classifica alunos na Obmep

Duzentos e setenta e quatro alunos de oito escolas de Araxá se classificaram para a 2ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – Níveis 1 e 2 e Mirim. Os resultados da 2ª fase das provas vão premiar os alunos destaques em medalhistas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, de acordo com a pontuação. Também serão premiados até 969 professores e 540 escolas. A secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, destaca que a prova é importante para despertar o interesse e o prazer do estudante pela matemática. (Correio de Araxá – Araxá) https://www.correiodearaxa.com.br/noticia/categoria/2/cidade/link/8511/prefeitura-de-araxa-tem-274-alunos-classificados-para-a-2-fase-da-18-olimpiada-brasileira-de-matematica

Leia Também:  Presídios operam acima da capacidade na região de JF

Andarilhos vão ao encontro da Loba

Entre uma subida mais íngreme e outra, passando por belos cursos d’água, como o encontro dos rios Guarará e Piranga, o tradicional grupo Andarilhos Queluzianos, fundado no dia 20 de novembro de 2004, cumpriu mais uma de suas aventuras mensais. A caminhada do dia 19 de agosto começou na bucólica localidade de Joselândia, distrito de Santana dos Montes. De lá, os mais de 50 participantes – recorde absoluto depois da pandemia – seguiram por estradas de terra sinuosas, que serpenteavam as montanhas da região. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete) https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/32310-em-meio-a-uma-natureza-exuberante-andarilhos-vao-ao-encontro-da-loba

Rotas Gastronômicas em Valadares

A Prefeitura de Govenador Valadares lançou Nove Rotas Gastronômicas. Elas visam, dessa forma, sistematizar e mapear os restaurantes da cidade. O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Valadares, Kevin Figueiredo, ressalta que a iniciativa visa sistematizar e mapear os restaurantes da cidade. Além disso pretende promover a gastronomia local e atrair turistas. “As pessoas vêm para Minas Gerais para comer, e Valadares sempre foi conhecida por conta da quantidade de diversidade gastronômica que possui”. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares) https://drd.com.br/prefeitura-lanca-nove-rotas-gastronomicas-de-valadares/

Leia Também:  Aeronave com prefeito e vice-presidente da Cooxupé sofre acidente.

Morte por febre confirmada em JF

A primeira morte por febre maculosa em 2023 no município de Juiz de Fora foi confirmada em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta sexta-feira, 29. Segundo a pasta, a vítima é um homem de 37 anos. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também confirmou o óbito, mas não informou detalhes a respeito do dia do óbito. Segundo a SES-MG, o Estado registrou, até o momento, 40 casos de febre maculosa, sendo que 13 evoluíram para óbito. Os casos classificados como suspeitos são encaminhados para análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/29-09-2023/morte-por-febre-maculosa-e-confirmada-em-juiz-de-fora.html

Patos e Paracatu no “Lado a Lado”

Ouvir e buscar soluções para demandas por expansão de energia e também, apresentar as mudanças do Mercado Livre de Energia, que entra em vigor em janeiro de 2024. Esses foram os principais objetivos do evento realizado em Paracatu, no dia 27 e, em Patos de Minas, no dia 28 de setembro. Os eventos atraíram empresários, produtores rurais e consumidores. A analista de mercado da Gerência de Energia da Fiemg, Amanda Soares e Silva, salientou que é possível à indústria, empresas e produtores rurais conseguirem uma redução na conta de energia, com a opção para as alternativas disponibilizadas no mercado livre. (Folha Patense)

https://folhapatense.com.br/patos-de-minas/patos-de-minas-e-paracatu-recebem-evento-lado-a-lado-energia-da-industria/

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  Nikolas Ferreira: O dono do trono do PL em Minas em 2026.

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Municípios se mobilizam em favor da Santa Casa de Passos

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA