Saúde

4 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Publicados

em

4 dicas para evitar o desperdício de alimentos
Redação EdiCase

4 dicas para evitar o desperdício de alimentos

Segundo dados divulgados pela ONU (Organização Nações Unidas), o Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no mundo: são cerca de 23 toneladas jogadas no lixo anualmente. Devido à incerteza alimentar de mais de 60 milhões de brasileiros (conforme a ONU), reduzir o descarte de alimentos é essencial para combater a fome e preservar o planeta, também considerando que o país voltou ao mapa da fome.

Pensando nisso, Vinícius Alves, CEO da Gooxxy ( greentech pioneira em soluções de recolocação de bens de consumo que seriam descartados pela indústria), lista 4 dicas para ajudar nessa missão. Confira!

1. Planeje a compra de alimentos

O ideal é compartilhar as responsabilidades dessa etapa com, ao menos, alguns dos envolvidos da rotina de casa. Porém, focar essa distribuição em uma pessoa ajuda a ter mais controle no planejamento. Portanto, converse com as pessoas sobre o que gostariam de comer e beber e com quanto cada um pode contribuir. Isso resultará em maior assertividade na escolha dos alimentos. É preciso, também, ir às compras levando uma lista preparada.

Leia Também:  MPF e Governo fazem acordo para evitar mudanças no calendário do vazio sanitário da soja

2. Calcule a quantidade de alimentos por pessoa

Existem diversos sites de festas que calculam a quantidade de comes e bebes por pessoa, considerando crianças e adultos. Eles também podem filtrar a ocasião, como aniversário, ceia de Natal, casamento etc. Essa medida pode reduzir consideravelmente a quantidade de alimentos desperdiçados.

3. Utilize marcas nacionais

Quando falamos em desperdício, não podemos deixar de mencionar o voltado ao dinheiro. Muitas vezes, substituir marcas importadas por nacionais pode impactar consideravelmente os gastos. Ademais, existem diversos produtos no varejo – produzidos por grandes marcas – que, por não atenderem aos padrões estéticos da empresa, não podem ser comercializados pela própria. Esses itens saem das indústrias e são recolocados em outros estabelecimentos, sem a embalagem ou a etiqueta da marca que os produziram, por um valor muito menor.

4. Preste atenção ao armazenamento

Fique atento às datas de validade dos produtos e ao modo de armazená-los, principalmente as frutas, as verduras e os legumes. Quando se trata desses itens, comprar quantidades exageradas pode ser o caminho certeiro para o desperdício.

Leia Também:  Veja por que a busca de adolescente por cirurgias plásticas exige cuidado

Por Carolina Montuori

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Em meio à forte seca, Conab distribui 50 mil cestas de alimentos para pequenos agricultores do Amazonas

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA