Saúde

No Reino Unido, pombos se transformam em ‘zumbis’ por causa de vírus

Publicados

em

Vírus paramixovírus transforma pombos em 'zumbis'.
Reprodução/New York Post

Vírus paramixovírus transforma pombos em ‘zumbis’.

Uma doença classificada como ‘viral e invariavelmente fatal’ por um santuário de aves no Reino Unido tem chamado a atenção das autoridades de saúde e zoonoses. Capaz de tranformar pombos em ‘ zumbis ‘, o paramixovírus, também conhecido como PPMV ou doença de Newcastle , afetou um bando em Jersey, onde algumas aves tiveram que ser sacrificadas.

As aves apresentaram uma série de sintomas neurológicos, incluindo um pescoço torcido e asas trêmulas. Eles também apresentaram dificuldade para comer e, assim, ficaram desnutridos. Além disso, têm fezes verdes, andam em círculos, muitas vezes não podem voar e relutam em se mover.

A doença não afeta os humanos, mas há relatos de pessoas que apresentaram conjuntivite após manusear aves doentes.

Sites de notícia como New York Post, The Mirror e The Sun relataram o surto da doença no Reino Unido.

“Houve um aumento no número de pombos de terra entrando no JSPCA Animals’ Shelter nas últimas semanas, muitos dos quais apresentando sinais neurológicos. como pescoço torcido, circulando ou incapazes de ficar de pé. Estes são todos sinais de paramixovírus de pombos, uma doença viral invariavelmente fatal que pode afetar pombos, rolas e aves”,  afirmou um porta-voz do JSPCA Animal’s Shelter na ilha de Jersey.

Leia Também:  Vacina protege crianças contra vírus respiratório VSR

O porta-voz do abrigo que monitora as aves afirmou que esta é uma doença de notificação obrigatória em aves de cativeiro – logo, os casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades -, mas não em aves selvagens. Ele também afirmou que a doença não tem tratamento, “e muitas aves morrem em poucos dias”.

Casos de paramixovírus em aves já foram detectados no Brasil, como já notificou a Agência Fapesp. Em 2019, pombos foram encontrados já sem vida ou moribundos próximos ao Centro de Controle de Zoonoses da cidade de São Paulo.

Foi descoberto que as aves estavam infectadas pelo paramixovírus aviário do tipo 1 — também conhecido como vírus da doença de Newcastle —, com um genótipo denominado VI.2.1.2, que costuma ser letal para pombos.

“Descobrimos se tratar de um vírus que circulava silenciosamente no Brasil desde 2014. Com base nos dados moleculares, notamos ser o mesmo PPMV que havia sido identificado em Porto Alegre [RS] cinco anos antes. E são cerca de 1.100 quilômetros de distância entre as duas cidades. Tal fato demonstra o potencial desse patógeno de se disseminar sem ser percebido”, disse Luciano Matsumiya Thomazelli, pesquisador do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), à Agência Fapesp.

Leia Também:  Olimpíadas que Transformam: competição terá início na segunda-feira (11/3) em Governador Valadares

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Agosto Lilás: Alex Mochila cria projeto que promove ampla divulgação e campanha em casos de violência contra mulher.

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA