TECNOLOGIA
App brasileiro lê embalagens de produtos para deficientes visuais


Uma simples tarefa como ir ao supermercado e escolher produtos não é tão simples assim para deficientes visuais, já que as embalagens geralmente não são acessíveis. Foi pensando nisso que duas empreendedoras do Rio Grande do Sul criaram o aplicativo Alia Inclui, que faz a leitura das embalagens através do celular.
O recém-lançado aplicativo funciona de forma bastante simples: basta apontar a câmera para o código de barras e esperar todas as informações aparecerem na tela. Em celulares que já têm aplicações de descrição em voz instaladas, todas as informações são lidas.
Caroline Dall Acua, uma das cofundadoras do aplicativo, é deficiente visual e testou a ferramenta antes de ela ser lançada no mercado. “A primeira impressão foi maravilhosa, porque eu sempre tive bastante dificuldade de ter acesso às informações dos produtos. No momento em que o aplicativo leu toda a descrição do produto para mim, isso me trouxe uma sensação muito grande de liberdade de escolha, de me sentir realmente inserida na sociedade”, relata a empresária.

Além de pessoas cegas e com baixa visão, Caroline conta que o Alia Inclui também ajuda pessoas com dislexia, que não enxergam muito bem de perto ou que têm dificuldades de leitura.
Como funciona o aplicativo
Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo, disponível para Android e iOS, e utilizá-lo gratuitamente, além de poder cadastrar produtos. Os itens cadastrados por usuários, porém, contêm informações básicas, como marca, peso e uma pequena descrição.
Para empresas que querem cadastrar seus produtos, é possível realizar uma descrição mais completa, com todos os detalhes presentes nas embalagens, incluindo informações nutricionais e alertas para alérgicos. Para isso, é necessário pagar uma taxa.
Caroline conta que as empresas parceiras também podem veicular publicidade no aplicativo, além de obterem um selo de acessibilidade do Alia Inclui em suas embalagens. Atualmente, três marcas gaúchas são aliadas da novidade: Casa Valduga, Casa Madeira e Sorvetes Urca.
“Nosso próximo objetivo é conseguir mais empresas que sejam nossas aliadas, porque nosso grande foco é levar acessibilidade ao público com qualidade, para que as pessoas de fato possam saber o que são consumindo”, afirma Caroline.
Fonte: IG TECNOLOGIA


Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG