TECNOLOGIA
iPhone 15 deve vir com USB-C diferente entre os modelos padrão e Pro


As suspeitas de que, em sua próxima geração, a Apple deve trocar a porta de entrada do iPhone parecem cada vez mais certeiras. Apesar disso, indícios apontam que as portas USB-C dos aparelhos não serão como o esperado, com apenas os modelos Pro ganhando um upgrade de velocidade e conseguindo transferir dados com mais rapidez.
Desde maio, rumores vinham ganhando força de que a Apple poderia abandonar o Lightning, porta de entrada que a empresa adotou ainda em 2012 para seus celulares. Após os MacBooks e iPads da companhia mudarem para o conector USB-C, parecia ter chegado o momento dos iPhones fazerem o mesmo.
Na época, a novidade havia sido levantada pelo analista Ming-Chi Kuo, que compartilhou a descoberta em sua conta do Twitter. A mudança, recebida com comemoração por entusiastas, significava que a chegada do USB-C poderia “melhorar a velocidade de transferência e carregamento do iPhone”, como afirmou o próprio Kuo.
A celebração, no entanto, parece ter sido um pouco antecipada. Novos relatos do analista, publicados nesta quarta-feira (16), mostram que o iPhone deve mesmo ganhar portas de entrada USB-C, mas apenas os modelos Pro e Pro Max (possível iPhone 15 Ultra) devem melhorar sua velocidade.
Segundo Kuo, eles “suportarão pelo menos USB 3.2 ou Thunderbolt 3” (o que significaria uma taxa de transferência de até 40 Gb/s), enquanto os modelos padrão (iPhone 15 e iPhone 15 Plus) manterão sua velocidade de transferência igual a do Lightning.
A medida, apesar de inesperada, não seria uma novidade para a Apple, já que o mesmo aconteceu com o iPad (10ª geração). O aparelho, lançado em outubro, mesmo tendo ganhado a implementação do conector USB-C continuou a transferir dados a 480 Mb/s – a mesma velocidade do USB 2.0.
Na época, inclusive, a decisão chegou a levantar suspeitas de que o mesmo poderia acontecer com os celulares da empresa. Afinal, além do tamanho, os modelos Pro parecem ganhar cada vez mais atenção da Apple, contando com diferenciais em relação aos outros smartphones da companhia, como o Apple ProRes.
Apple vai cumprir lei da União Europeia Apesar da decepção com a manutenção da velocidade de transferência, a chegada das portas USB-C no iPhone já é por si só algo que custamos a ver.
Desde 2015, o conector vem se tornando popular em diferentes tipos de dispositivos eletrônicos. Mesmo adotado como “padrão” em aparelhos mais modernos da indústria, ele vinha sendo sumariamente ignorado pela Apple em seus modelos de smartphones.
Apesar de se imaginar que em algum momento a empresa precisasse ceder ao mercado, a decisão da União Europeia de padronizar todos os eletrônicos do bloco para a porta USB-C parece ter acelerado a mudança.
Ainda que a medida só passe a ser lei no outono de 2024 (último trimestre do ano), a gigante da maçã parece ter decidido fazer a troca do conector ainda em 2023 – embora, como visto, a alteração não venha com todos os benefícios imaginados.
Vale, no entanto, lembrar que a chegada da porta USB-C no iPhone significa principalmente a vantagem de usar muito menos cabos, permitindo o compartilhamento do acessório entre MacBooks, iPads e alguns PCs e celulares Android.
Fonte: IG TECNOLOGIA


Coluna Minas Gerais
Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

O Ministério do Turismo, em colaboração com a Unesco e o ICMBio, lançou um edital que visa impulsionar o turismo sustentável na Serra da Canastra, uma das regiões mais emblemáticas do estado de Minas Gerais. O objetivo é promover atividades de educação ambiental, conservação do meio ambiente e práticas turísticas que respeitem o equilíbrio ecológico, oferecendo ao visitante uma experiência de imersão na natureza.
Com foco no desenvolvimento de iniciativas que unam turismo ecológico e recreação ao ar livre, o edital estimula a promoção de destinos pouco explorados, buscando ampliar a oferta de atrativos turísticos na região. As propostas devem ser enviadas até 16 de janeiro de 2024, e todas as orientações necessárias estão disponíveis no site da Unesco.
Além de proporcionar o fortalecimento da economia local, a iniciativa tem como premissa a valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. Uma das grandes apostas do edital é capacitar as comunidades locais, oferecendo oportunidades para o aprendizado e a implementação de práticas sustentáveis. Para tanto, o projeto também visa incentivar a inovação tecnológica como ferramenta para promover o turismo responsável.
De acordo com a nota publicada, o edital busca fortalecer a sustentabilidade e apoiar a preservação da Serra da Canastra, considerada um patrimônio natural de grande importância. A região, famosa por suas paisagens deslumbrantes, sua rica biodiversidade e a produção de queijo artesanal, tem tudo para se consolidar ainda mais como um destino turístico de destaque no Brasil.
O Ministério do Turismo destaca a importância de integrar as práticas sustentáveis com o turismo, de modo a criar um modelo que respeite o meio ambiente, ao mesmo tempo em que contribua para o crescimento econômico das regiões envolvidas. Em tempos de crescente conscientização sobre a preservação ambiental, iniciativas como essa são fundamentais para promover um turismo que respeite e valorize o que há de mais precioso no país.
Os interessados em participar do edital têm até o dia 16 de janeiro para submeter suas propostas. Para mais informações e detalhes sobre como enviar as inscrições, acesse o site da Unesco.
Fonte: Últimas Notícias – Formiga
Leia Mais aqui no Gmais —Acesse nossas redes sociais e se inscreve no nosso canal do Youtube https://www.instagram.com/gmaisbrazil/
Divinópolis celebra abertura do Ano Jubilar
Divinópolis se prepara para celebrar a abertura do Ano Jubilar neste domingo, 29 de dezembro, com uma grande caminhada e missa especial. A programação começará às 16h com uma caminhada do Santuário do Senhor Bom Jesus até o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, onde será celebrada uma missa presidida por Dom Geovane Luís. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu marca os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo e visa promover uma renovação espiritual e compromisso com a transformação pessoal e social. Igrejas jubilares na Diocese de Divinópolis também foram designadas, permitindo aos fiéis a indulgência jubilar ao visitá-las. (Portal Gerais – Divinópolis)
Projeto de Natal solidário da PM
O projeto “Meu Natal Solidário”, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi realizado com sucesso na 8ª Região da Polícia Militar, arrecadando e distribuindo quase 26 mil brinquedos, mais de 6.000 cestas básicas e fraldas geriátricas para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade, as Unidades Operacionais levaram alegria e solidariedade a centenas de crianças de várias cidades. Além da entrega de presentes e alimentos, o projeto incluiu ações de conscientização para incentivar boas escolhas entre as crianças. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas