TECNOLOGIA
TikTok encerra TikTok Now, sua cópia do BeReal
O TikTok está encerrando a ferramenta TikTok Now, cópia do BeReal lançada em setembro do ano passado . Usuários de todo o mundo, inclusive do Brasil, estão sendo avisados na rede social que o recurso está chegando ao fim.
“Estamos atualizando a experiência do TikTok e encerrando o TikTok Now”, diz o aviso, que afirma que o arquivo de publicações permanecerá salvo na conta de cada usuário. A reportagem entrou em contato com a empresa para confirmar o cancelamento do TikTok Now, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
A ferramenta surgiu como uma cópia do BeReal , rede social que fez sucesso no ano passado por incentivar as pessoas a compartilharem suas vidas reais. Com o TikTok Now, os usuários recebiam uma notificação diária em um momento aleatório e deveriam publicar, dentro do prazo de três minutos, uma foto ou vídeo do que estava fazendo naquele exato momento.
Assim como no BeReal, apenas os usuários que compartilhassem seus momentos estariam habilitados a verem as publicações dos amigos no TikTok Now.
Embora o TikTok ainda não tenha revelado o motivo pelo qual está encerrando a ferramenta, é possível imaginar que a razão seja a perda de popularidade no formato do BeReal. De acordo com dados obtidos pelo jornal estadunidense The New York Times, o BeReal perdeu 61% dos seus usuários ativos diariamente entre outubro do ano passado e março deste ano.
Fonte: Tecnologia
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia