Pesquisar
Close this search box.

Mais Saúde

EXPERIÊNCIA DE ALPINÓPOLIS É SELECIONADA PELA OPAS E CNS

Publicados

em

EXPERIÊNCIA DE ALPINÓPOLIS É SELECIONADA PELA OPAS E CNS

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou um edital de chamamento público para inscrições de experiências para o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19.

Estavam aptos a participar experiências desenvolvidas por Conselhos locais, municipais e estaduais de saúde, assim como universidades e Instituições de Ensino Superior, desde que em parceria com um Conselho de Saúde. Os relatos de experiências foram apresentados por meio do preenchimento eletrônico e as inscrições foram gratuitas e efetuadas do dia 12 de abril de 2021 ao dia 15 de maio de 2021.

Ao todo, a 4ª Edição do Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 recebeu 48 inscrições de experiências, sendo que 10 delas foram aprovadas automaticamente pela comissão avaliadora por contemplar todos os requisitos do edital. A comissão selecionou outros 28 relatos que aguardam mais informações dos autores para continuar o processo de participação.

Leia Também:  Mais Saúde: O Dr. José Ronaldo explica os riscos da automedicação

Na lista dos 10 trabalhos aprovados automaticamente, o relato de experiência submetido pelo município de Alpinópolis conquistou o nono lugar.

De acordo com o edital, o objetivo do Laboratório é organizar um acervo contendo as experiências consideradas pela comissão organizadora como estruturadas, bem documentadas e bem sucedidas, visando subsidiar as etapas de intercâmbio e debates que se sucederão.

Para mais informações acesse https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19/.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mais Saúde

APAE VAI RECEBER 250 MIL REAIS MINISTÉRIO DA CIDADANIA

Publicados

em

Na reunião extraordinária convocada e realizada pelo presidente da câmara de Alpinópolis, Alex Cavalcante (PSDB)  na última quinta-feira (29/04) o plenário aprovou por unanimidade o projeto de lei 016/2021 que autoriza o prefeito a repassar R$250.000,00 (duzentos e cinquenta) mil reais para a APAE. (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).  O recurso foi articulado pelo deputado federal Emidinho Madeira a pedido da diretoria da instituição dos vereadores da oposição do ano passado. O valor foi pago através do Ministério da Cidadania. Em email encaminhado pela assessoria do deputado podemos observar alguns esclarecimentos relevantes.

Ao executar os recursos, deve-se necessariamente observar a adequação do gasto com as normas que regem a execução dos serviços.

Quanto ao prazo, no GND 3 até o fim da parceria, no GND 4 até o fim do segundo ano subsequente ao do exercício do repasse, conforme artigo 31 da portaria nº 2.601/2018- MDS. Prestação de constas do município é feita no SUASWEB.

O FNAS não dispõe de um rol taxativo de despesas a serem realizadas, dentro da categoria CUSTEIO.

É possível utilizar como parâmetro a Portaria STN nº 448, de 13/09/2002 (anexa), que divulga o detalhamento de despesas caracterizados como Material de Consumo, Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Física e Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

Durante a reunião o vereador de situação Denílson Lima alegou que a gestão anterior demorou para passar o recurso que era extremamente necessário para a APAE . Já o vereador Quinca Tião Roberto (PTB) se defendeu , alegando que estava em período eleitoral. Em 2020 o período eleitoral foi de 4 de julho até a finalização das eleições. Em dezembro a câmara esteve de recesso. O projeto leva até 30 dias para ser votado e emenda foi paga em junho de 2020.

Leia Também:  Grão de Ouro! Empresários, torrefadores, funcionários e outras pessoas ligados ao mercado do café estão na mira da Polícia e da Receita Federal

Tentamos contado com o deputado Emidinho Madeira, mas ele não pode atender porque estava em reunião em Brasília.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA