Minas Gerais
Bombeiros de Minas permanecem em Petrópolis e ajudam na busca de vítimas do acidente provocado pelas chuvas
Uma equipe composta por 14 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) permanece trabalhando na área do desastre provocado pelas fortes chuvas em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. Especializados em busca e salvamento, os militares encerraram as atividades no setor denominado Alpha 3 e foram remanejados para a área Bravo 7.
As áreas do desastre foram divididas em Alpha, Bravo, Charlie e Delta – alfabeto fonético internacional. Atualmente, apenas a área Bravo concentra os esforços para resgatar duas vítimas desaparecidas. Nas demais áreas, os trabalhos já foram encerrados.
De acordo com o chefe da delegação, o comandante do Comando Operacional de Bombeiros de Juiz de Fora, coronel Eduardo Gomes Ângelo da Silva, a previsão é encerrar as atividades na próxima quinta-feira (3/3). “Estima-se que os trabalhos de busca e salvamento sejam finalizados na quinta e que todas as equipes sejam desmobilizadas”, explicou.
Resposta
Até o momento, são 229 mortos e dois desaparecidos. O coronel Eduardo Gomes Ângelo da Silva afirmou que os militares envolvidos na operação conseguiram dar uma resposta rápida e efetiva aos familiares.
“Todo o trabalho desenvolvido até agora foi de forma harmônica, tanto com os colegas de outros estados quanto com os familiares. Fomos bem acolhidos pelas famílias, o que nos motivou ainda mais no cumprimento da missão, que é resgatar os desaparecidos e, assim, dar resposta às pessoas que buscam seus entes”, disse.
Equipe
Dos 14 militares em campo, 10 são do Batalhão Ambiental e de Resposta a Desastres, sediado em Belo Horizonte, e quatro do pelotão de Emergências Ambientais, do Terceiro Comando Operacional, sediado em Juiz de Fora.
Os bombeiros mineiros envolvidos na missão são especializados em busca e resgate de estruturas colapsadas e contam com vasta experiência nas atividades de desmanche hidráulico, estabilização e escoramentos.
Operação inicial
A primeira equipe do CBMMG a atuar em Petrópolis ajudou a localizar quatro pessoas que perderam a vida. O trabalho deste grupo, em apoio aos militares do RJ, foi feito no período de 18 a 24/2. Naquela ocasião, 14 bombeiros e dois cães participaram dos trabalhos na área operacional Alpha II, no bairro Morro da Oficina.
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ESPORTES23 horas atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial