Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Copasa normaliza abastecimento da RMBH

Publicados

em


A Copasa concluiu, no final da manhã desta sexta-feira (18/3), as obras da adutora provisória paralela rompida em 1/3, em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No decorrer do dia, a companhia está realizando últimos testes e acertos para que o Sistema Serra Azul volte à operação plena ainda em 18/3, cumprindo, assim, o cronograma anunciado.

A estrutura finalizada está dimensionada para atender provisoriamente a demanda complementar da produção de água na RMBH e eliminar o rodízio até o próximo domingo (20/3). O bombeamento de água do Serra Azul para o sistema integrado metropolitano já foi iniciado e, como previsto, atingiu a capacidade de produção de 800 litros por segundo. 

O diretor de Operação da Copasa, Guilherme Frasson, explicou que o restabelecimento pleno do sistema integrado metropolitano deverá acontecer até o próximo domingo, em função de manobras e recuperação de nível dos reservatórios. 

 Diferentemente do setor elétrico, em que o serviço é normalizado de imediato, o sistema de distribuição de água demanda um tempo até que haja um equilíbrio de pressão nas redes, principalmente nas residências localizadas em áreas mais altas e distantes dos reservatórios. A região metropolitana conta hoje com 55 macro reservatórios – que armazenam um total de 371 mil metros cúbicos – e cerca de 18,8 mil quilômetros de redes e adutoras.

Leia Também:  Copasa investe mais de R$ 23 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Lavras

Retomada

Em paralelo às obras emergenciais para a retomada do abastecimento de água, a Copasa já contratou os estudos para a construção da travessia definitiva. Por se tratar de uma obra mais complexa, a nova estrutura demanda estudos especializados de engenharia e projeto executivo.

 “Neste momento, os projetistas estão fazendo uma série de estudos, que demandam sondagens, projeção de cheias, batimetria, que é entender a curva do rio que foi modificado. Só após esses detalhes é que poderemos afirmar com maior clareza a dimensão, o conceito de como será feita essa travessia e efetivamente o cronograma de implantação”, concluiu Frasson.

 Mesmo com a normalização do abastecimento, a Copasa pede aos moradores da capital e de cidades do entorno que utilizem a água de forma racional. As altas temperaturas registradas nos últimos dias fazem com que o consumo aumente nesse período. Portanto, é importante também a contribuição da população para utilização racional da água para que não haja impacto ao abastecimento da região metropolitana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Com investimentos de R$ 25,5 milhões, estação de tratamento da Copasa entra em operação em Santana do Paraíso

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA