Minas Gerais
Governador participa da inauguração do espaço gastronômico e feira na ABCZ, em Uberaba
O governador Romeu Zema participou, nessa sexta-feira (29/4), da inauguração da cozinha da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O local, que fica dentro do Parque Fernando Costa, será utilizado pelos associados para expor produtos como carne, leite e queijo produzidos na região. O espaço é aberto ao público, que poderá consumir as iguarias.
Ainda no parque de exposição, o chefe do Executivo participou também da inauguração da Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, espaço que conta com stands de produtores mineiros. O governador celebrou o espaço, que dará a oportunidade para que produtores exponham seus produtos.
“É extremamente importante esse tipo de iniciativa. Pequenos produtores de queijo, café e cachaça em Minas são verdadeiros artistas, que produzem produtos únicos que disputam concursos no mundo todo e, muitas vezes, retornam ocupando as primeiras posições. O que o Estado tem feito é valorizar esses produtos que têm características inigualáveis, e nossa gastronomia está dentro deste contexto. Muitos turistas vêm a Minas Gerais, porque aqui temos um povo acolhedor, uma comida diferenciada e queremos acentuar cada vez mais essa ação”, destacou.
Ao todo, serão 80 estandes e 70 expositores, sendo 32 deles acompanhados pela Emater-MG. Esses expositores são agricultores familiares e vão levar produtos como queijos artesanais, mel, carnes, doces, cachaça, dentre outros. A expectativa é que o evento receba 7 mil participantes no período da ExpoZebu, que acontece até o dia 8/5.
A Emater-MG apoia a Feira da Gastronomia atuando na organização dos agricultores familiares que vão expor seus produtos. O Governo de Minas terá um estande dentro da feira, onde os técnicos e os pesquisadores da Epamig estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes sobre diversos temas da produção agropecuária de Minas. O Estado ainda patrocina a feira, via Codemge, com o investimento de R$100 mil.
Cozinha ABCZ
O vice-presidente da ABCZ, Fabiano França Mendonça Silva, explicou que a cozinha, que conta com espaço de exposição de produtos e consumo, foi construída para mostrar o trabalho dos associados e produtores da região. “Estamos trazendo o melhoramento genético para a ABCZ e não tínhamos um espaço onde podíamos mostrar a carne, o leite e o queijo que nosso associado produz. Então nos reunimos e levei para a diretoria essa demanda, que foi aprovada e hoje está pronta. Essa cozinha traz toda a confiança no trabalho sério do nosso associado”, afirmou.
Encontro com prefeitos
Mais cedo, ainda em Uberaba, o governador se encontrou com o grupo do G70, que reúne 70 prefeitos das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Criado em 2016, o grupo tem o objetivo de promover iniciativas que visem o desenvolvimento da região. Dentre as ações de destaque realizadas pelo G70 está a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. Os municípios que fazem parte do G70 possuem mais de 2 milhões de habitantes e representam 16% das riquezas de Minas Gerais.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.