Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado apresenta Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática em audiência pública

Publicados

em

ALMG / Divulgação

Considerado referencial para o enfrentamento das mudanças climáticas em Minas Gerais, o Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC) foi apresentado nessa terça-feira (25/10) pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O índice permite ao Estado identificar os desafios regionais frente às alterações do clima.

Representando a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, apresentou o IMVC e o definiu como fundamental para a base das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Minas para o enfrentamento às mudanças climáticas. “O índice uma junção de três indicadores: sensibilidade, capacidade de adaptação e exposição. O índice final das regiões é a média desses indicadores”, explicou Renato.

Os dados mostram que, em relação à sensibilidade, cerca de 68% dos municípios têm sensibilidade alta ao clima, sendo 5% com sensibilidade muito alta. A exposição muito alta e extrema encontra-se concentrada no Norte de Minas e no Jequitinhonha. Ao todo, são 102 municípios em Minas Gerais com esses níveis de exposição, onde há cerca de 2 milhões de habitantes.

Leia Também:  Epamig vai produzir vinhos Syrah Gran Reserva

Para ter acesso ao Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática, clique aqui.

COP27

Essas informações, que traçam o retrato de como as cidades estão vulneráveis às mudanças climáticas em Minas, auxiliam, de acordo com Renato Brandão, nas políticas públicas que estão em desenvolvimento no estado para o enfrentamento das alterações climáticas e seus impactos econômicos, sociais e ambientais.

Uma dessas ações, conforme destacou Renato Brandão, é o Plano Estadual de Mudanças Climáticas de Minas Gerais que será lançado ainda em novembro, pelo Governo de Minas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), entre os dias 6 e 18/11, no Egito.

Durante a audiência, Renato apresentou alguns resultados preliminares do plano e disse que, durante a COP27, o Estado mostrará seu planejamento para reduzir os gases de efeito estufa em Minas até 2050, minimizando, assim, os impactos das alterações do clima nas cidades mineiras.

Recursos hídricos

O diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca, também presente na audiência, destacou ainda a elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica, que também será lançado em breve e trará benefícios para a gestão hídrica de Minas,  por meio de ações de conservação, recuperação, manejo e uso sustentável dos recursos naturais, em especial a água, associadas a mobilizações socioambientais e de revitalização, como: obras de saneamento; reflorestamento; recuperação de áreas de proteção permanente e recarga; recomposição da cobertura vegetal; entre outros.

Leia Também:  Hospital do Ipsemg é reconhecido por segurança do paciente

Fiscaliza Mais 2022

A audiência pública foi realizada a requerimento da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, no âmbito do Fiscaliza Mais 2022. Trata-se de uma iniciativa do parlamento mineiro a qual consiste em um conjunto de atividades das comissões da Assembleia para o acompanhamento intensivo de determinados temas de políticas públicas desenvolvidas pelo Estado.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Novo poço profundo de Frutal tem mais de 800 metros perfurados

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA