Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas participa de missão na Índia

Publicados

em

Entre os dias 7 e 11/11, o Governo de Minas, representado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e pela Invest Minas, esteve em Nova Delhi e Mumbai, na Índia, em missão de negócios e atração de investimentos. Empresários de 27 indústrias do estado, além de autoridades de sindicatos e associações, integraram a delegação. A visita foi liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Durante os cinco dias de missão, a comitiva percorreu o país asiático em intensa programação, com a apresentação do seminário “Business Gateway to Brazil” na capital indiana e em Mumbai, diversas rodadas de negócio, visitas técnicas a fábricas, centrais de abastecimento e lojas de varejo locais, além de reuniões com empresas específicas de diversos setores.

“Trouxemos na bagagem resultados muito positivos. Empresas indianas já instaladas no Brasil que nem conheciam Minas Gerais e que pensavam em expansão, olhando apenas para São Paulo, saíram dos encontros com conversas programadas conosco. Foi muito importante mostrar as potencialidades do estado e, principalmente, como fazer negócios aqui. As expectativas são muito boas”, destaca o presidente da Codemge, Thiago Toscano, que compôs a delegação. 

O diretor da Invest Minas, Ronaldo Barquette, salienta os novos contatos prospectados para o estado. “Ficamos muito felizes de ver que houve continuidade da missão realizada pelo governo em março, com o surgimento de novas empresas importantes do mercado indiano no rol das discussões. Mostramos essa semana o potencial mineiro e as conexões que podem ser feitas, entre o estado e a Índia. Foi uma semana muito rica”, afirma.

Leia Também:  Governo de Minas irá entregar cerca de 300 títulos de regularização fundiária em novembro

Mapa dos investimentos

Crédito: Invest Minas / Fiemg

A missão comercial foi composta por empresas de diversos segmentos, entre eles alimentos e bebidas, têxtil e confecção, metalurgia e mecânica, máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos e ração animal. A prospecção de novos negócios foi o grande foco.

O presidente da Codemge apresentou algumas das oportunidades de investimentos em Minas Gerais durante a agenda. “Companhias em todo o mundo, mesmo do Brasil, que estão estabelecidas em São Paulo por bastante tempo, estão agora movendo suas operações para Minas. Exemplo desse movimento é Extrema, um pequeno município no Sul do estado que detém 25% do e-commerce brasileiro. Ele está a apenas uma hora de distância da capital paulista”, explica. 

Visitas e rodadas de negócios

Além do seminário e da rodadas de negócios, as atividades da missão incluíram encontros com empresas indianas interessadas em investir no Brasil. Em Nova Delhi, a agenda de atração de investimentos também envolveu reuniões com organizações dos setores de energia, metalurgia e siderurgia na Embaixada do Brasil na Índia. No Consulado Geral do Brasil em Mumbai, mais rodadas de negócios e encontros com empresas importantes dos setores farmacêutico, agronegócio, máquinas e equipamentos, e conglomerados industriais.

Índia

Segundo país mais populoso do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes, a Índia tem a sexta economia do planeta, com Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 2,660 trilhões (dados de 2020), composto por serviços 48,9%, indústria 23,5%, e agricultura 18.3%. O país é reconhecido também por sua especialização em serviços de tecnologia da informação.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 3 de fevereiro

ArcelorMittal, Sterlite Power, SAE Towers, ACG, Erba Manheim, Medquímica, Infosys Consulting e NAQ Globals são algumas empresas indianas instaladas em Minas Gerais.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento do estado, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.

Invest Minas

A Invest Minas é a agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais. Sua missão é desenvolver o estado por meio da atração de investimentos, apoio às empresas instaladas e promoção das exportações. Fundada em 1968, foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares no Brasil. A agência é vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e é mantido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Minas não registra mortes por covid em 813 municípios na última semana

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA