Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Seplag-MG apresenta novidades sobre a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos  

Publicados

em

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) está implementando ações para viabilizar a adoção integral da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) no Governo de Minas, cujo prazo limite é abril de 2023. Nesta semana, nos dias 18 e 19/1, o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da pasta promoveu o 5º Bate-Papo sobre a NLLC, transmitido pelo YouTube. Ao todo, o evento teve mais de 2.800 visualizações. 

O evento tratou da pesquisa de preços e a contratação de serviços em geral a partir da Resolução Seplag nº 102, de 29/12/2022, e das alterações realizadas no Portal de Compras MG. Participaram colaboradores que atuam nas áreas de compras do Estado e demais interessados no tema.  

No primeiro dia, os participantes puderam entender melhor o conteúdo da normativa e quais as alterações conforme a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Já nesta quinta-feira (19/1), a Seplag-MG apresentou as novas funcionalidades do Módulo Melhores Preços, as novidades do sistema e o fluxo do procedimento de pesquisa de preços.  

“O primeiro trimestre de 2023 será de muita intensidade. Estamos, ao longo desse caminho de quase dois anos, nos dedicando a vários temas para termos os elementos necessários para que o Estado possa implementar a nova lei, evitando qualquer risco de descontinuidade nas nossas contratações”, destacou a subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados da Seplag-MG, Virgínia Bracarense Lopes, na abertura do evento.  

Leia Também:  Cemig alerta: é dever do cliente manter o acesso ao padrão de energia livre

Pesquisa de preços 

Durante o bate-papo, os participantes também puderam tirar dúvidas sobre a normativa e as mudanças no sistema de pesquisa de preços com a equipe técnica do CSC. A superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Ana Luiza Hirle, explicou que a Resolução nº 102/22 concentra uma série de práticas, parâmetros e regras que já existem nas demais normativas que regulam a pesquisa de preços e que serão revogadas.  

“Temos a inclusão de algumas práticas que já eram adotadas em nosso processo, como a formalização de termos aditivos. O que a resolução fez foi colocar de forma escrita e detalhada o que a gente já pratica. A pesquisa de preços traz algumas novidades implementadas, mas não são alterações muito drásticas”, detalhou.  

Os vídeos dos bate-papos estão disponíveis no YouTube, nos links a seguir:  

– Pesquisa de Preços – Normativa (https://youtu.be/jIJPGod4lhE

– Pesquisa de Preços – Sistema (https://youtu.be/d8dHCA-uGuw

Trilhas de aprendizagem 

Todos os conteúdos produzidos pelo Centro de Serviços Compartilhados da Seplag-MG sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos também estão sendo sistematizados no formato das Trilhas de Aprendizagem. A estratégia busca organizar uma espécie de biblioteca, segundo a subsecretária Virgínia Bracarense. “Nela, os interessados podem encontrar as normativas, os vídeos dos bate-papos, modelos de documentos, perguntas frequentes e apresentações com orientações”, reforçou.  

Leia Também:  Parecer sobre projeto de ICMS de supérfluos é distribuído em avulso na FFO

Os materiais do 5º Bate-Papo da Nova Lei de Licitações e Contratos poderão ser acessados futuramente na plataforma www.ead.planejamento.mg.gov.br. No próximo evento da série, a Seplag-MG abordará os termos de referência conforme a NLLC. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Grupo de trabalho do Programa Jovem de Futuro recebe capacitação em BH

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA