Política
Impactos da instalação de porto seco em Itabirito motivam reunião
Debater os impactos do porto seco e das demais atividades de mineração nos distritos de São Gonçalo do Bação e de Mangue Seco, em Itabirito (Região Central). Esta é a finalidade da audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza nesta terça-feira (4/7/23), às 10 horas. Solicitada pela deputada Bella Gonçalves (Psol), a reunião será realizada no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Na justificativa da audiência, a parlamentar destaca que o vilarejo de São Gonçalo do Bação é cercado de matas, cachoeiras, nascentes e, ainda, afluentes do Rio das Velhas. Toda essa bacia hidrográfica é fundamental para o abastecimento hídrico de Itabirito e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Tradição histórica e cultural
Além disso, os distritos de São Gonçalo do Bação e de Mangue Seco contam com uma rica tradição, que inclui igrejas e casarões históricos e becos. Esse conjunto arquitetônico associado à riqueza do meio ambiente compõe os modos de vida ali estabelecidos.
No entanto, afirma o requerimento, esse cenário está ameaçado por diversas atividades minerárias, que agora serão potencializadas pela construção de um porto seco. A costrução desse terminal para descarga do minério extraído ficará a cargo da empresa Bação Logística S.A.
Segundo a deputada Bella Gonçalves, a população do distrito de São Gonçalo do Bação e da região não concorda com a instalação do porto seco. Pelo projeto, a obra ficaria a cerca de um quilômetro da igreja local, que é um patrimônio histórico tombado, e também ao lado das cachoeiras da cidade. “Se for instalado, esse porto seco vai trazer um impacto muito grande para a saúde, as águas, o turismo, que são os potenciais de São Gonçalo do Bação”, alertou.
Modo de vida local
Ainda na avaliação da parlamentar, é importante a população local conhecer o impactos sociais, históricos e ambientais envolvidos nessa questão. “Se for algo que vai modificar o modo de vida, afetar o turismo e a cultura local de forma irreversível, a comunidade tem, inclusive, o direito de dizer não à instalação desse porto”, completou.
Para a reunião desta terça (4), foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Também foram chamados dirigentes das áreas de meio ambiente e patrimônio histórico de Itabirito, além de representantes da Associação Comunitária de São Gonçalo do Bação.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG
Política
Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.
Informe Publicitário
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial