Pesquisar
Close this search box.

Política

Audiência aborda criação de Parque Nacional da Serra do Curral

Publicados

em

Imagem

A criação do Parque Nacional da Serra do Curral vai ser discutida, nesta segunda-feira (10/7/23), em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião, que foi solicitada pelas deputadas Bella Gonçalves (Psol), Beatriz Cerqueira (PT) e Ana Paula Siqueira (Rede), será realizada às 9 horas, no Auditório José Alencar.

Botão

A Serra do Curral ganhou holofotes no ano passado depois de terem sido feitas denúncias sobre a mineração no local, embora tratativas para o tombamento estadual estivessem em curso.

Segundo a deputada Bella Gonçalves, a Serra do Curral segue ameaçada. “Apesar das tentativas de instalação de novos empreendimentos estarem paralisadas e barradas na Justiça ou pela própria Polícia Federal, como no caso da Gute e da Fleurs, o tombamento da serra ainda não foi apreciado”, comentou.

Na opinião da parlamentar, a perspectiva de proteção integral da serra, a prevenção de incêndios, a construção de um espaço de lazer, de cultura e de turismo para a população dependem da criação de um parque nacional.

Citação

Histórico

A polêmica em torno da Serra do Curral tem pautado a atuação de diversos parlamentares e comissões da ALMG. Entre outras ações, em maio do ano passado, a Comissão de Administração Pública realizou visita ao local, quando pôde verificar que a área que a empresa Tamisa pretende minerar agravaria os danos ambientais na serra.

Leia Também:  Parque Estadual Mata do Limoeiro lança passaporte para visitantes

Uma audiência pública, em abril de 2022, abordou a criação do Parque Metropolitano da Serra do Curral, cuja viabilização dependeria de ações integradas dos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.

Na ocasião, coube a um dos idealizadores da proposta, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, apresentar as linhas gerais da proposta que aliaria preservação e também lazer, turismo, prática esportiva e eventos. A ideia dividiu as manifestações da plateia.

Representantes do setor produtivo defenderam a proposta, mas com limite mais reduzido de forma a se manter a atividade econômica. Já ambientalistas enfatizaram a importância de se preservar integralmente a Serra do Curral.

Em reunião do Assembleia Fiscaliza em julho do ano passado, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho, foi questionada sobre a Serra do Curral.

Algumas deputadas quiseram saber o porquê da votação do tombamento ter sido realizada depois de dois licenciamentos terem sido concedidos a mineradoras em regiões da Serra do Curral, que já deveriam estar protegidas pelo menos desde 2017.

Lista

Fonte: Assembleia Legislativa de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  CCJ analisa projeto que viabiliza empréstimo internacional

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA