Minas Gerais

Projeto para ampliação das redes 4G e 5G em Brumadinho chega à segunda etapa

Publicados

em

O Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Púbica de Minas Gerais (DP-MG) autorizaram o início da segunda etapa do projeto para ampliação da rede de banda larga móvel 5G em Brumadinho.

A iniciativa faz parte do projeto “Brumadinho Digital” e prevê a contratação de empresa de telefonia para implementar a tecnologia em todo o território do município (exceto na área da represa de Conceição de Itaguá) e possibilitar o acesso à internet à população.

A empresa contratada será responsável por instalar novas estações de celular, chamadas de Estações Rádio Base (ERBs), para implantar o sistema de telefonia.

As atividades incluem a criação de planos técnicos para as estações; a instalação de locais para as antenas; a ativação das ERBs; a aceitação das ERBs e do sistema como um todo; e a gestão geral do projeto.

Compromissos

Além disso, a empresa de telefonia celular deve cumprir compromissos relacionados à oferta de internet de alta velocidade móvel, Internet das Coisas (IoT) e tecnologia 5G.

Leia Também:  Com programação cultural diversa, passeio natalino no Palácio da Liberdade é aberto ao público

Isso significa garantir que a cobertura de sinal seja boa, de modo que as pessoas que contratarem os planos possam fazer download de informações rapidamente.

Também está prevista a contratação de empresa gerenciadora de campo para supervisionar e garantir que a companhia telefônica faça tudo corretamente ao instalar o novo sistema.

O projeto Brumadinho Digital é executado pela Vale com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento, ocorrido no município, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Esta segunda etapa do projeto tem valor estimado de R$ 22,9 milhões e o prazo para conclusão é de 2 anos e nove meses.

Implantação

A implantação da solução em si está prevista para começar após um ano da ordem de início (novembro de 2024).

Inicialmente, ocorre a preparação estratégica para a implementação da iniciativa, o que envolve assinatura de documentos, contratação da operadora, contratação da gerenciadora de campo, mobilização.

Na primeira etapa, realizada entre 2022 e 2023, foi elaborado o estudo para orientar a escolha e a implementação da solução tecnológica.

Leia Também:  Palmeiras goleia o Oeste-SP e avança para segunda fase da Copinha

O andamento dos projetos socioeconômicos é fiscalizado pela auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sob gestão dos compromitentes do Acordo – Governo e Instituições de Justiça e pode ser acessado no portal da fundação no link: https://www18.fgv.br/projetorioparaopeba/.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Tecnologia ajuda a organizar e aumentar segurança de procedimentos odontológicos no Ipsemg

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Número de detentos envolvidos em projetos de alfabetização cresce quase 90% em Minas Gerais 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA