Geral
Uberaba adota ponto com reconhecimento facial

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Uberaba adota ponto com reconhecimento
Prefeitura de Uberaba ainda não tem previsão de data para o novo sistema de ponto eletrônico com reconhecimento facial estar funcionando em unidades de saúde. A informação é do secretário municipal de Administração, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior. O processo licitatório para implantação do novo sistema de registro de ponto foi finalizado no mês passado, quase oito meses depois do lançamento do edital. O registro de ponto eletrônico, instalação, manutenção, suporte e fornecimento de software para gestão da frequência dos servidores que atuam no Centro Administrativo e, também, nas repartições das secretarias de Defesa Social, de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos e Obras e de Saúde. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Tarifas de ônibus sobem 7,15%
As tarifas do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que atende aos 34 municípios da RMBH, serão reajustadas a partir de zero hora desta sexta-feira, conforme previsão contratual, que determina a revisão anual dos valores. Segundo o Governo de Minas o reajuste do transporte metropolitano foi de um percentual quatro vezes abaixo do reivindicado por empresas. A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) recebeu das empresas que operam o sistema o pedido de reajuste de 29,13%. Mas Seinfra autorizou apenas 7,15%. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2023/12/27/passagens-dos-onibus-da-rmbh-sobem-715/
Instituto Energisa recebe inscrições
O Instituto Energisa, mantido pelo Grupo Energisa, está com inscrições abertas para ocupação gratuita de centros culturais da organização em Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB) durante 2024. O edital é voltado para profissionais e atores das artes culturais e tem o objetivo de promover maior integração entre as entidades e a sociedade, fomentando o desenvolvimento cultural regional através de experiências interativas e transformadoras. ( Além Parahyba – Além Paraíba)
Governo entrega títulos em Araxá
O Governo de Minas entregou títulos de propriedade definitiva a 116 famílias de Araxá. Os imóveis são financiados pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), nos conjuntos habitacionais Urciano Lemos e Alvorada, e o recebimento dos títulos encerra uma espera de décadas pelo documento definitivo da casa própria. Os conjuntos foram edificados pela Cohab Minas nas décadas de 1970 e de 1980. (Clarin – Araxá)
“Animais marinhos” em Congonhas
Após o sucesso da Expo Dragões, o Parque da Cachoeira de Congonhas recebe a exposição o “Fantástico Mundo Marinho”, entre os dias 2 e 30 de janeiro. As espécies de animais aquáticos são em réplicas robotizadas de tamanho gigante, com interações digitais e lúdicas. Quem for visitar poderá ver: baleia orca, tubarão, polvo, peixe palhaço (espécie que dá vida ao personagem Nemo), golfinho, tartaruga de couro, caranguejo entre outros. Para deixar a experiência ainda mais especial, as atrações contam com movimentos e sonoplastia. (Correio Online – Conselheiro Lafaiate)
Primeira mostra de teatro em Patos
A Primeira Mostra de Teatro da Escola de Teatro Patos Encena, em quatro dias (14 a 17 de dezembro de 2023), apresentou no palco do Anfiteatro da Praça CEU, cinco espetáculos diversificados, englobando tipos teatrais como infantil, monólogo, interativo, convencional (coletivo), utilizando os gêneros da comédia, drama e também a contação de histórias. O Anfiteatro da Praça CEU que comporta em média 60 (sessenta) lugares, obteve em suas dependências uma participação de público extraordinária. Em toda a Primeira Mostra estiveram presentes 298 pessoas. (Folha Patense)
Fonte: SINDIJORI MG


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
GERAL1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços