Coluna Minas Gerais
JF pode fechar ruas do Centro aos domingos
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
JF fecha ruas do Centro
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou um Projeto de Lei para instituir o Programa Municipal Rua Viva. Caso seja sancionada pela prefeita Margarida Salomão (PT), a nova lei fechará para o trânsito de veículos, totalmente ou parcialmente, aos domingos e feriados, em vias públicas em pontos centrais da cidade, a serem definidas pela Prefeitura. Nas ruas fechadas, preferencialmente das 8h às 17h, serão permitidas atividades culturais, físico-esportivas, de lazer e recreação, e comerciais, nas edificações lindeiras. Não serão permitidos aparelhos de som em veículos estacionados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/04-12-2024/camara-ruas-centrais.html
ProMoradia entrega casas
Próximo de completar 900 casas entregues o Projeto ProMoradia de Muriaé entrega no próximo sábado mais 17 casas construidas com doações e no sistema de mutirões onde as proprias famílias participantes de cada etapa anual respondem pela mão de obra. A organização não governamental criada em 1992 pelo Padre Tiago permanece ativo desde então beneficiando famílias e facilitando a posse de suas tão sonhadas “casas próprias”. (Gazeta de Muriaé)
Nanuque receberá 50 casas
Com investimento da ordem de R$ 6.5 milhões, o Ministério das Cidades, através do ministro Jader Filho, incluiu a cidade de Nanuque no Programa Minha Casa Minha Vida, a pedido do deputado federal Hercílio Coelho Diniz. As 50 unidades habitacionais ainda dependem de local para a sua construção. Segundo informações, a inclusão de Nanuque no Programa, foi após a Secretaria de Obras realizar a inscrição, onde houve a intervenção do deputado federal Hercílio. (Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/nanuque-recebera-50-unidades-habitacionais-do-minha-casa-minha-vida
BH celebra 127 anos
Belo Horizonte comemora seus 127 anos em dezembro com uma vasta e diversificada programação cultural promovida pela Prefeitura e entidades locais. A celebração inclui eventos gratuitos espalhados por toda a cidade, como a 9ª edição do Noturno nos Museus em 6 de dezembro, que contará com 24 espaços culturais abertos à noite, e as festividades de aniversário de diversos Centros Culturais, com atividades que vão de shows a oficinas. Outros destaques incluem a inauguração do Memorial Fernando Sabino, exposições, apresentações teatrais e eventos musicais. A programação promove o acesso à arte em todas as regiões da capital mineira. (MG Turismo – Belo Horizonte)
Artesã de Itabirito participa de feira
Maria de Lourdes Estevam, artesã de Itabirito e membro da Associação Itabirense de Artistas e Artesãos, está participando da 35ª Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte, organizada pelo Sebrae Minas para promover a valorização do artesanato e da cultura mineira. Ela levou 24 bonecas que retratam mulheres negras que marcaram a história de Itabirito, incluindo figuras escravas que ajudaram a criar o tradicional pastel de angu da cidade. Essa participação é um marco para Maria, que agradece ao impacto das capacitações do Sebrae e da prefeitura em sua trajetória, permitindo sua inserção em um evento de grande relevância nacional. (O Liberal – Ouro Preto)
Fecomércio MG realiza espetáculo
A Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, apresentará o espetáculo “Avistado” no dia 11 de dezembro, em Belo Horizonte. Com 130 participantes, entre alunos e instrutores do Núcleo de Formação em Dança, o evento celebra o aprendizado do ano e compartilha vivências relacionadas a aspectos culturais de Minas Gerais, como montanhas, o Vale do Jequitinhonha, e a tradição de bailes e mineração. Os ingressos custam R$ 5 ou podem ser trocados por um litro de leite, que será doado ao Programa Sesc Mesa Brasil. O projeto visa promover formação em dança e estimular a criatividade e autonomia dos participantes. (Cidade Conecta – Nova Lima)
Coluna Minas Gerais
Fecomércio MG e deputados na luta para adiar pagamento do IPVA
Fecomércio MG / Divulgação
Por iniciativa da Fecomércio MG junto aos deputados, o pagamento do IPVA será adiado e parcelado em 2025, aliviando a carga de despesas que sobrecarregam as famílias em janeiro. A medida também é de grande importância para todo o comércio de Minas Gerais que começará o ano de 2025 com o caixa mais reforçado do que em anos anteriores.
Tanto o envio do projeto para votação no mês de dezembro, quanto a votação nas comissões e no plenário da ALMG, decorrem de forte mobilização da Fecomércio MG e dos deputados mineiros que se sensibilizaram com a proposta de adiar e parcelar o pagamento do imposto.
Conforme o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, a aprovação do adiamento do IPVA representa uma conquista para o setor. “Essa era uma demanda antiga dos comerciantes que ficavam com o caixa descapitalizado no mês de janeiro com a situação repercutindo nos demais meses do ano. As despesas de começo de ano para as famílias as impedem de consumir como nos outros meses. Com a aprovação do PL pelos deputados, adiando o pagamento do IPVA, diferentemente dos anos anteriores, o comércio inicia o ano mais forte porque a capacidade de compra das famílias estará mais preservada. É um motivo de comemoração para todos!”
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
-
Política2 dias atrás
Carmo do Rio Claro é único munícipio mineiro que poderá ficar sem receber o FPM amanhã
-
Polícia1 dia atrás
Criminosos sem tentáculos para agir diante de operação policial
-
Política2 dias atrás
Domingos Sávio: o ‘santo’ da direita mineira que desponta como candidato ao Senado em 2026
-
Polícia6 dias atrás
Justiça impõe golpe certerio em organização criminosa
-
Brasil e Mundo6 dias atrás
Aeroporto de Franca Retoma Voos Comerciais na Próxima Semana
-
Brasil e Mundo6 dias atrás
“Caos em Passos: Cemitério Municipal é Alvo de Onda de Furtos e Até Túmulo de Cantor Sertanejo é Violado!”
-
Minas Gerais2 dias atrás
Nota Oficial da Prefeitura de Carmo do Rio Claro sobre Bloqueio de FPM
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Rodrigo Pacheco sinaliza regresso ao MDB para eleições de 2026