Coluna Minas Gerais

Leite com café: uma combinação certeira na xícara e no campo

Publicados

em

FAEMG | Divulgação

Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

Minas Gerais é terra de tradições, e poucas são tão simbólicas quanto o clássico café com leite. O estado lidera a produção nacional de ambos os produtos, mas a pecuária leiteira ainda enfrenta desafios e busca soluções para garantir margens de lucro mais equilibradas aos produtores rurais. Com esse objetivo, o Sistema Faemg Senar lança uma iniciativa inovadora: a implantação de lavouras de café conilon em fazendas leiteiras.

Idealizado pelo engenheiro agrônomo José Edgard Pinto Paiva, da Fundação Procafé, o projeto propõe o cultivo de café conilon irrigado em regiões tradicionalmente voltadas à pecuária. O piloto será testado em Governador Valadares, onde dois hectares serão cultivados, marcando um novo capítulo na integração entre duas das mais importantes cadeias produtivas mineiras.

O café conilon se adapta bem a regiões de menor altitude e temperaturas elevadas, características comuns em várias áreas de Minas Gerais. Com alta produtividade e aprimoramento na qualidade da bebida, essa cultura desponta como uma alternativa viável para diversificar a renda dos pecuaristas de leite. O plantio de café conilon pode elevar muito a renda anual do produtor. Uma diferença expressiva que vai ajudar a fixar as famílias no campo, proporcionando maior estabilidade financeira e qualidade de vida.

Leia Também:  MoC é destaque em alimentação escolar

Além do alto potencial lucrativo, o café oferece uma vantagem estratégica: a possibilidade de armazenagem, permitindo que o produtor venda o produto em momento oportuno. No entanto, seu cultivo requer técnica e conhecimento, reforçando a importância da assistência prestada pelo Senar Minas. Atualmente, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atende cerca de 4 mil pecuaristas leiteiros, e essa nova iniciativa amplia as perspectivas para o setor.

O crescimento da produção de café conilon em Minas Gerais já é uma realidade. Segundo dados da Conab, em 2025, a produção estimada aumentou 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora ainda represente apenas 2% da produção total do estado, a tendência é de crescimento significativo nos próximos anos.

Com essa iniciativa, o Sistema Faemg Senar reforça o seu papel na defesa dos produtores e fortalecimento do agro mineiro. O setor vive hoje um momento antagônico. De um lado, se destaca ao superar a mineração como principal atividade econômica do estado. De outro, é apontado como um dos causadores da inflação dos alimentos, especialmente pela alta nos preços do café, o que não é verdade. O aumento do preço do café nas gôndolas dos supermercados é reflexo de condições climáticas, oscilações do mercado e altos custos de produção.

Leia Também:  "Do Campo pra Cá": Belo Horizonte ganha nova feira de produtos da agricultura familiar 

O agro mineiro segue demonstrando o seu potencial e dinamismo. Necessita de investimentos em tecnologia e inovação para enfrentar as dificuldades e continuar crescendo. Se bem-sucedida, essa estratégia poderá ser replicada em diversas fazendas leiteiras, fortalecendo a estabilidade financeira dos produtores e reafirmando Minas Gerais como referência nacional no setor. Viva o leite com café do século XXI!

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas

Publicados

em

Foto: Divulgação/JM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas

Mais de 400 empresários, gestores públicos e privados participaram da programação de dois dias do 1º Fórum Regional de Líderes, iniciativa promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Sebrae Minas e Prefeitura de Uberaba. Com o tema “Inovar para Crescer”, o evento reuniu prefeitos e representantes de mais de 20 municípios da região, na quarta e quinta-feira (dias 3 e 4), em Uberaba. O evento nasceu sob inspiração e como consequência do Programa Lidere, com o objetivo de preparar e qualificar as lideranças, segundo a presidente da Aciu, Lídia Prata. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://www.jmonline.com.br/politica/forum-regional-de-lideres-reune-mais-de-400-pessoas-1.541159

Serra de Santa Helena tem monitoramento

A sensação de insegurança ao subir a Serra de Santa Helena, um dos principais cartões-postais de Sete Lagoas, ficou no passado. O local passou a contar com o sistema de monitoramento Guardião 7L, que já está em funcionamento desde a subida até o topo do complexo turístico. Com tecnologia de ponta e inteligência artificial, as câmeras instaladas realizam reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, fortalecendo a segurança de moradores e turistas. (Diário de Sete Lagoas)

Leia Também:  Governo publica decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite no país

www.diariosetelagoas.com.br

Saneamento de Ipatinga na B3

A Prefeitura de Ipatinga deu, na quinta-feira, 4, um passo importante para a modernização do saneamento básico. O prefeito Gustavo Nunes assinou em São Paulo o contrato com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que será responsável por conduzir o leilão da nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A B3 é o principal ambiente de negociações do país e concentra os leilões realizados pelo governo federal e por diversos estados. A escolha da Bolsa de Valores como sede do processo assegura transparência, lisura e segurança em todas as etapas. (Portal Silmara Freitas)

https://www.silmaradefreitas.com.br/marco-historico-ipatinga-tera-seu-primeiro-leilao-de-saneamento-na-bolsa-de-valores/

Valadares exige identificação de redes

A Câmara Municipal de Governador Valadares aprovou, em duas discussões, o Projeto de Lei de autoria do vereador Jamir Calili. A proposta determina que todas as empresas prestadoras de serviços que utilizam postes no município sejam obrigadas a manter o alinhamento, nivelamento, remoção e manutenção de fios, cabos e equipamentos inutilizados. A medida também exige que as empresas identifiquem corretamente seus cabos, contribuindo para mais segurança e organização no espaço urbano. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção ou veto do Executivo. (Diário do Rio Doce)

https://drd.com.br/camara-de-valadares-aprova-projeto-que-obriga-identificacao-em-fios-e-cabos-de-postes/

Muriaé realiza exposição

Leia Também:  MoC é destaque em alimentação escolar

Até 7 de setembro, Muriaé será palco da 68ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial e da 1ª Fenamata – Feira de Negócios e Atividades da Zona da Mata, promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé. O evento promete movimentar a cidade e região, unindo tradição, inovação e entretenimento para todas as idades. Entre os destaques está a Mini Fazendinha e o evento também promove o 1º Torneio Leiteiro de Sólidos, nas categorias Novilha Livre e Vaca Livre, além do tradicional Torneio Leiteiro, que valoriza a força da pecuária leiteira regional. (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/2025/regional/expo-muriae-2025-reune-tradicao-inovacao-e-atracoes-para-toda-a-familia/

Cabo Verde recebe delegações

A Sala Mineira do Empreendedor de Cabo Verde foi palco, no dia 27 de agosto, de um encontro regional que reuniu delegações de 13 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo foi conhecer de perto as boas práticas da Sala Mineira sob a ótica do empreendedorismo e as iniciativas de Educação Empreendedora implementadas no município, reconhecidas pelo Sebrae. Mais de 40 representantes das cidades de Belo Horizonte, Betim, Sabará, Confins, Mateus Leme, Vespasiano, Brumadinho, Sete Lagoas, Nova Lima, Esmeraldas, Sarzedo, São José da Lapa e Pedro Leopoldo estiveram em Cabo Verde. (Folha Regional – Muzambinho)

https://afolharegional.com.br/noticias/cabo-verde-recebe-visita-de-13-cidades-da-regiao-metropolitana-de-bh-para-conhecer-boas-praticas-da-educacao-empreendedora/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA