Coluna Minas Gerais
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais

AMM | Divulgação
A Divinópolis será a primeira parada da “Caravana AMM”, iniciativa de interiorização das ações da Associação Mineira de Municípios (AMM), que percorrerá todas as 10 macrorregiões do Estado a partir de setembro de 2025. Na região centro-oeste, o evento será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, reunindo prefeitos, prefeitas e servidores públicos municipais, com programação voltada à capacitação e orientação sobre pautas municipalistas prioritárias.
A reforma tributária, tema que gera preocupação entre os gestores municipais, será abordada na palestra magna pelo Auditor de Controle Externo do TCEMG, Gustavo Terra Elias, mestre em Governança pela Universidade de Sussex (Inglaterra) e em Direito pela UFMG.
Cada região terá um documento com as principais demandas locais, elaborado com o apoio das associações microrregionais AMVI e AMASF. Além disso, assessores técnicos da AMM e especialistas da Escola de Gestão Municipalista (EGM) conduzirão atividades de capacitação em temas centrais da administração pública municipal.
“Os eventos da Caravana AMM têm como premissa reunir os anseios dos prefeitos de cada município mineiro, produzindo coletivamente a carta municipalista da região no primeiro dia. No segundo dia, levaremos capacitação de qualidade aos gestores e servidores públicos. Nosso foco é trabalhar pelos 853 municípios de Minas Gerais, sem coloração partidária, visando a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Programação
A abertura em Divinópolis contará com a palestra “Os impactos da Reforma Tributária para os Municípios”, ministrada por Gustavo Terra Elias. A programação inclui:
-
Reunião do presidente da AMM com prefeitos da microrregional;
-
Apresentação institucional da AMM;
-
Construção coletiva do Documento de Demandas Regionais;
-
Palestra magna em conjunto com prefeitos da diretoria e patrocinadores;
-
Almoço com prefeitos.
À tarde, ocorrerão atendimentos técnicos em áreas como Assistência Social, Educação, Captação de Recursos e Convênios, abordando temas como prestação de contas, gestão de programas federais, elaboração de projetos e uso das principais plataformas de transferências de recursos.
Sobre o projeto
Com apoio das microrregionais mineiras e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Caravana AMM tem como objetivo ouvir as demandas de todos os municípios de Minas Gerais para propor ações e estratégias que promovam o desenvolvimento econômico municipal.
Inscrições
A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo link:
https://portalamm.com/caravana-amm/
Atendimento à imprensa
O presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, estará disponível para entrevistas na terça-feira (3/9), das 9h ao meio-dia. Mais informações com a Coordenadora de Comunicação da AMM, Thalita Marinho, pelo telefone: (31) 98408-4774.


Coluna Minas Gerais
PM recebe capacitação sobre o agro mineiro

FAEMG SENAR | Divulgação
O 1º Seminário Segurança no Campo foi realizado nesta quarta-feira (16/10), em Belo Horizonte, pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro teve como objetivo capacitar os militares que atuam no policiamento rural e fortalecer as ações de segurança e integração com os produtores mineiros.
O evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Polícia Militar e reuniu cerca de 300 policiais, entre comandantes de companhias, pelotões e patrulhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de discentes do Curso de Formação de Sargentos.
A programação foi transmitida ao vivo para unidades do interior, ampliando o alcance da capacitação.
“À medida que o campo mineiro cresce e gera mais riqueza, aumenta também a necessidade de fortalecer a segurança. Essa parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Polícia Militar é essencial para proteger quem produz. Com diálogo, informação e organização, garantimos um campo mais seguro e produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Também participaram do evento o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões; e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
Durante o seminário, especialistas do Sistema Faemg Senar apresentaram um panorama das principais cadeias produtivas de Minas Gerais, destacando as épocas de safra e os produtos de maior valor de mercado, como o café, que exige atenção especial das forças de segurança devido ao seu alto valor.
Outros temas em destaque foram a bovinocultura e a equideocultura, com explicações detalhadas sobre os processos de produção, manejo, abate, distribuição e exportação, evidenciando o impacto econômico e social do agronegócio mineiro.
A Polícia Militar de Minas Gerais também apresentou casos de sucesso da patrulha comunitária rural, mostrando exemplos de como o estreitamento do relacionamento com as comunidades tem contribuído para aumentar a sensação de segurança e confiança entre os produtores e moradores do campo.
“Este seminário reforça o diálogo da Polícia Militar com as comunidades rurais e nosso compromisso em atuar de forma cada vez mais efetiva no campo. Com a patrulha rural e o uso de novas tecnologias, temos registrado redução da criminalidade e fortalecido a sensação de segurança. Esses resultados refletem o empenho dos nossos policiais em proteger quem vive e trabalha no meio rural”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia.
Também estiveram presentes o coronel PM Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; o coronel PM Câmara, diretor de Operações; e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, além do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.
Coronel Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, Comandante-Geral da PMMG, Antônio de Salvo; Coronel Câmara, Diretor de Operações; e Renato Laguardia
Os policiais participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte de produtos e animais, aprendendo a identificar corretamente os documentos exigidos, como certificados de origem e notas fiscais, bem como reconhecer situações que dispensam documentação.
Também foram abordados temas como a identificação de maquinários agrícolas e as boas práticas no transporte de animais, medidas fundamentais para garantir segurança, rastreabilidade e conformidade nas operações rurais.
O seminário proporcionou aos policiais uma visão aprofundada sobre o perfil dos produtores mineiros e as especificidades da produção rural, contribuindo para uma atuação mais estratégica, integrada e próxima das comunidades rurais em todo o estado.
-
COLUNA MG4 dias atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços vai reduzir tarifa de ônibus
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Queimadas deixam 11 mil sem energia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Zona Azul em Uberlândia é mantida