Gol de placa

Coritiba SAF e Instituto Sarom firmam parceria para inaugurar escolinha de futebol em São Roque de Minas

Publicados

em

Na última quinta-feira, 11 de setembro de 2025, foi confirmada em São Roque de Minas uma parceria histórica entre o Coritiba SAF, (projeto Escolas Coxa), prefeitura municipal e o Instituto Sarom, braço social do Sicoob SaromCred — uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, que hoje atende mais de 40 mil crianças com programas de educação financeira e conta com mais de 51 mil associados.

O acordo foi intermediado pelo assessor parlamentar do deputado federal Maurício do vôlei e ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, Alex Cavalcante, o Mochila.

A Primeira reunião de alinhamento ocorreu há cerca de quatro meses e contou com a participação do presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite (Joãozinho); do vice-presidente Lucas; do diretor de comunicação Fernando; do diretor de esportes Tadeu Glauber; além do próprio Alex Cavalcante.

De lá para cá, as tratativas avançaram até a formalização da parceria, que reuniu nesta semana, na sede do Instituto, o diretor de esportes do município de São Roque de Minas, professor Fabian Mathaus; a secretária do Instituto, Beatriz Ferreira ;  Tadeu Glauber; e o gerente das escolas Coxa e do futebol profissional feminino do Coritiba, Christian Korgut.

Leia Também:  TJMG assina contrato com Instituto Mano Down

A inauguração da escolinha está marcada para outubro, com o município já providenciando a reforma do campo e a adaptação da identidade visual na paleta de cores do Coxa. O fardamento e todo o material esportivo estão sendo custeados pelo Sicoob SaromCred, que acredita no esporte como instrumento de transformação social e, acima de tudo, de investimento nas crianças.

O presidente do Instituto Sarom, Joãozinho, destacou a essência do projeto:

“O Sicoob acredita em toda iniciativa que valoriza nossas crianças. Investimos na formação cognitiva, física e humana, porque sabemos que cada passo nesse sentido é um passo de transformação para o futuro”.

O gerente, Christian Korgut, reforçou a relevância da parceria:

“É um jogo de ganha-ganha, onde todos saem vencedores. O Coritiba é a única SAF do Brasil a implantar escolas sociais. Lá na frente, podemos até revelar atletas profissionais aqui em Minas, mas o mais importante é que estamos contribuindo para um futuro melhor para o nosso país”.

Já o intermediador do projeto, Alex Cavalcante, ressaltou a dimensão do investimento:

Leia Também:  O Presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis Alex Cavalcante institui Placa e Medalhas de Mérito

“Parcerias como essa geram frutos e deixam legado. O Sicoob entendeu a diferença entre um patrocínio comum e um projeto de impacto social com a chancela de um clube campeão como o Coritiba. Aqui, além do retorno institucional, há transformação real na vida das crianças”.

Com mais de 50 escolinhas espalhadas pelo país, o Coritiba se consolida como um clube revelador de talentos e promete celebrar a inauguração em São Roque de Minas em grande estilo.

A expectativa é de que o evento conte com a presença de ex-ídolos do clube, incluindo a possibilidade da participação do eterno craque da Seleção Brasileira, Zico.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Publicados

em

Há obras que informam. E há obras que, antes de qualquer coisa, tocam. Tocam como o vento passando pela pele, como a memória que insiste em voltar para lembrar quem somos. É exatamente esse o efeito do documentário “Memórias da Ventania”, lançado pelo Policial Militar e Historiador, Sargento Juliano Pereira de Souza, que tem emocionado moradores e devolvido à cidade capítulos inteiros de sua própria alma.

Exibido oficialmente em 6 de novembro deste ano, durante o “1º Encontro Literário Amigos da História”, na Câmara Municipal de Alpinópolis, em Minas Gerais, o curta-metragem reuniu escritores, autoridades e apaixonados pela cultura local em uma noite em que passado e presente se abraçaram.

A produção nasceu em julho, quando a equipe percorreu fazendas, ruas e antigas residências de Alpinópolis. Ali, entre conversas despretensiosas e lembranças guardadas nas gavetas, moradores abriram seus baús de histórias, oferecendo memórias que atravessam gerações. O roteiro se apoia no livro “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”, e ganhou vida por meio da Mix Produtora, de Diogo Miranda, com supervisão histórica minuciosa de Juliano Pereira.

Leia Também:  AMM reforça parceria com associações microrregionais e lança agenda de ações estratégicas

Com sensibilidade e precisão, o documentário costura temas essenciais, como religião, política, educação, cultura e economia, que fazem parte do nascimento e da identidade do município. O resultado é um registro audiovisual de 32 minutos que vai muito além do informativo: é um gesto de preservação da história, um convite ao pertencimento, uma carta de amor à cidade.

Selecionado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o documentário reafirma o compromisso com a memória coletiva e com a democratização do acesso à cultura. Um dos destaques da obra é seu cuidado com a inclusão; linguagem simples, legendas e intérprete de Libras permitem que todos — absolutamente todos — tenham acesso à história de Alpinópolis-MG.

E não para por aí. O documentário tem como missão chegar às escolas do município, onde será exibido aos estudantes, professores e funcionários, ampliando o seu impacto e garantindo que “A Ventania” continue soprando também nesta nova geração.

“Minha intenção é despertar nos jovens o interesse pela história local, fortalecer o sentimento de pertencimento à terra e valorizar a cultura do nosso povo”, afirma Juliano Pereira de Souza.

Leia Também:  O Presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis Alex Cavalcante institui Placa e Medalhas de Mérito

“Memórias da Ventania” já está disponível gratuitamente no YouTube. Assistir é mais que um ato cultural, é uma exaltação da própria origem.

👉 Assista agora: https://www.youtube.com/watch?v=GQ2EnUy8Izw

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA